terça-feira, 6 de maio de 2014

EM PROGRAMA DE TV, GONZAGA PATRIOTA DEFENDE FIM DO FINANCIAMENTO EMPRESARIAL DE CAMPANHA

Convidado do Programa Brasil em Debate da TV Câmara, o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB/PE) participou de um debate com o deputado Chico Alencar (PSOL/RJ) sobre financiamento de campanha eleitoral e reforma política.

Parlamentares divergem sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal, favorável à ação direta de inconstitucionalidade protocolada naquela corte pela Ordem dos Advogados do Brasil, que pede o fim do financiamento de campanha eleitoral por parte de empresas.

Gonzaga Patriota defendeu a proibição do financiamento de campanha políticas por parte de empresas privadas. Na visão dele, as empresas transformam o financiamento em investimento, pois o modelo atual permite que as empresas sejam “retribuídas” pelos candidatos eleitos, o que abre caminho para desvios no governo.

Para o deputado Chico Alencar, a doação de empresas é inconstitucional. O parlamentar ainda lembrou que as empresas são responsáveis por 95% dos financiamentos eleitorais.

Patriota relatou que o argumento acatado pelos seis ministros que votaram a favor da proibição é que esse financiamento veda a igualdade das partes no processo eleitoral, o que desmotiva aqueles que desejam ingressar na política.

O socialista explicou que a tendência, nesse cenário, é de os custos oficiais das campanhas caírem significativamente, pois os maiores doadores estariam formalmente fora.

Sobre reforma política, Gonzaga Patriota afirmou que o país precisa de uma reforma política que aumente a participação popular.

“O povo reivindica, entre outros itens, uma reforma política que proporcione uma representação ampla e efetiva da sociedade”, comentou.

Para finalizar a entrevista, Patriota disse que só acredita que haverá uma reforma política quando houver uma pressão popular.

“Acredito que só haverá reforma política quando a iniciativa popular mandar para o Congresso Nacional uma proposta”, afirmou.

O Programa Brasil em Debate será reprisado na segunda-feira (05) às 07h e às 20h


Fonte: Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário