14/07/2014

IPA LANÇA PROJETO INOVADOR PARA O SISTEMA PRODUTIVO DE HORTALIÇAS ORGÂNICAS

“Gestão Sustentável em Sistemas Produtivos Locais - SPL: hortaliças orgânicas no Sertão do Pajeú, Pernambuco”. Esse foi o projeto implantado, nos dia 02 e 07 de julho, por uma equipe multidisciplinar do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), formada por pesquisadores das áreas de Entomologia, Fitopatologia e Socioeconomia, bem como por Extensionistas dos Escritórios Municipais de Tabira, Solidão e Iguaracy.  O projeto de pesquisa/ação trabalha a integração participativa entre agricultores rurais de hortaliças orgânicas dessa Região.

Segundo a entomologista do IPA e coordenadora do projeto, Cynthia Lacerda, a iniciativa é um avanço, uma vez que integra o trabalho de pesquisadores e extensionistas do IPA e  agricultores, na coleta e construção de informações para solucionar problemas ligados a questão de pragas e doenças que afetam o Sistema Produtivo.

A principal inovação apresentada nesse projeto  é a metodologia multidisciplinar, reunindo os diversos olhares das diferentes disciplinas e o “saber fazer” dos agricultores, necessários à sustentabilidade do processo produtivo e do desenvolvimento da agricultura familiar pernambucana. A extensionista , Aleide Gode, diz que sucesso do lançamento desse projeto em Tabira e Iguaraci foi tanto que  já começaram a aparecer solicitações de outros municípios para a realização do projeto. A expectativa é de que as ações sejam implantadas na Mata Sul.

Fonte: www.ipa.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Veja Também