05/07/2014

RIACHO DAS ALMAS: BERNARDO D’ALMEIDA E PREFEITO MÁRIO MOTA INAUGURAM CENTRO DE ATENDIMENTO À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE

Secretário estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos esteve em Riacho das Almas nesta sexta-feira (4); CCA I atenderá a crianças e adolescentes em situação de risco

A Prefeitura de Riacho das Almas, por meio de uma parceria com o Governo do Estado, inaugurou nesta sexta-feira (4) o Centro de Atendimento à Criança e ao Adolescente. O centro abrigará o Programa Vida Nova, que atende a crianças e adolescentes de 7 a 17 em situação de risco, como fragilidade de vínculos familiares, violência e envolvimento com drogas.

Inicialmente, o CCA I atenderá a 30 crianças e adolescentes, que foram selecionados para o programa por meio de uma triagem e sensibilização junto às escolas, famílias das crianças e adolescentes em situação de risco e também com visitas de assistentes sociais e a colaboração do Conselho Tutelar. “O objetivo deste projeto é proteger crianças e adolescentes e também reconstruir os vínculos com a família, que é a base de tudo. A proteção principal dessas crianças e jovens é a família. Nós fazemos o atendimento ao nosso público, mas também temos na preservação da família um foco preventivo de violência”, explicou o coordenadora estadual do Programa Vida Nova Ana Lúcia.

Posteriormente, o número de atendimentos será ampliado e estendido também às crianças e adolescentes da zona rural do município, que terão transporte garantido para o programa. Elas receberão atendimento no turno em que não estão na escola.

No CCA I, serão oferecidas atividades socioeducativas e socioassistenciais, como oficinas culturais, atividades esportivas e de cunho profissional, voltadas de forma direcionada a cada faixa etária atendida pelo projeto.

Participaram da inauguração parte do secretariado municipal e vereadores, além do secretário estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos Bernardo D’Almeida e o Prefeito Mário Mota, que se emocionou ao falar da obtenção de um projeto tão importante para Riacho das Almas: “Nós temos que cuidar das nossas crianças e adolescentes. Eu tenho certeza que as pessoas que estão pensando em enveredar pelo caminho das drogas vão encontrar aqui uma porta aberta, um carinho. Neste espaço, vocês podem contar com uma equipe capacitada, e com o apoio do Conselho Tutelar”, ressaltou.

Reforçando as palavras do gestor local, o secretário estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos Bernardo D’Almeida também comemorou: “Esse equipamento é um pequeno tesouro para cuidar da criança e do adolescente. O Prefeito Mota moveu mundos e fundos para conseguir este projeto, e o município está de parabéns. Essa é a oportunidade em que Riacho das Almas vai virar uma referência para o Estado. Eu quero voltar aqui para ver essas crianças e adolescentes mudando de vida”, enalteceu.
O projeto funcionará de segunda a sexta-feira, fora do turno escolar das crianças e adolescentes.

Outra visita – Na oportunidade, Bernardo D’Almeida visitou também o CVT – Centro de Vocação Tecnológica para junto ao Prefeito Mário Mota dar prosseguimento à articulação para obtenção do programa “Pernambuco no Batente”, que amplia o compromisso da qualificação profissional especialmente no setor de confecções, que é bastante forte no município. O projeto leva cursos profissionalizantes para as comunidades rurais e vilas de forma itinerante

Fonte: Prefeitura de Riacho das Almas - Assessoria de imprensa









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Veja Também