05/05/2015

VACINAÇÃO CONTRA MENINGITE B CHEGA AO BRASIL

A primeira vacina para prevenir a meningite tipo B foi lançada no Brasil nesta terça-feira (5). De acordo com a presidente da regional Rio de Janeiro da Sociedade Brasileira de Imunizações, Flávia Bravo, a bactéria tipo B é a segunda causa mais frequente da doença meningocócica no Brasil. Flávia ressalta que a introdução da vacina no país foi muito esperada e que a Sociedade Brasileira de Imunização pretende incluí-la no calendário oficial de vacinação.

A médica explica que o esquema de vacinação varia de acordo com a idade da primeira dose. Bebês com idade entre 2 e 5 meses precisam tomar três doses. Em crianças com faixa etária entre 6 e 11 meses, a recomendação é de duas doses. Ambas as faixas etárias são classificadas como prioritárias. A presidente destaca, ainda, que, por utilizar uma tecnologia complexa, a vacina custa caro, em torno de R$ 500.

A Secretaria Municipal de Saúde afirmou, por nota, que não há surto da doença no município e que mantém vigilância epidemiológica permanente, conforme protocolos do Ministério da Saúde.

Também por nota, a Secretaria Estadual de Saúde informou que, de 1ª de janeiro a 30 de abril deste ano, foram registrados 49 casos e 11 óbitos de doença no Rio e que, diante desses dados, não existe indício de epidemia no estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Veja Também