19/06/2015

BREJINHO - PE DÁ VOZ AS SUAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA TERCEIRA EDIÇÃO DA CMDCA


Conferência foi marcada pela considerável participação de adolescentes tanto no evento principal quanto na pré-conferência

Desde a adesão de Brejinho – PE à campanha do Selo UNICEF 2013 – 2016, os adolescentes vêm ganhando cada vez mais espaço nas esferas de decisão sobre o futuro deles próprios. Foi assim com o Núcleo de Cidadania e Participação dos Adolescentes (NUCA) e com o 1° Fórum Comunitário do Selo UNICEF. Foi assim com a audiência pública para a apresentação do Plano Municipal de Educação (PME). No último dia 26 de maio, esta tendência continuou com a terceira edição da Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Brejinho – PE. Nela, adolescentes do NUCA e estudantes vindos das mais diversas localidades do Município tiveram a oportunidade de propor soluções para os problemas que dificultam a garantia de seus direitos.

Com o tema “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – fortalecendo os Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente”, a conferência exigiu engajamento e participação efetiva de todos os presentes. Prefeito, secretários, vereadores, policiais, conselheiros tutelares e conselheiros dos direitos da criança e do adolescente, articulador do Selo UNICEF, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, pais e, principalmente, crianças e adolescentes, contribuíram com as deliberações.

Nas falas e deliberações dos adolescentes, notava-se a preocupação com a efetiva realização das propostas elaboradas. Previamente, eles já haviam participado de uma pré-conferência (ação intersetorial entre a assistência social e a educação), especialmente voltada para eles. “O que nós buscamos, ao realizar a Pré-conferência  e a Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente foi formar multiplicadores e divulgadores dos seus próprios direitos”, Francimeire Lucena, assistente social, explicou.

E a participação dos adolescentes não parou por aí. Alguns dos presentes foram eleitos para representar Brejinho na Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. Lá, eles irão contribuir com as propostas pensadas por eles próprios na busca de uma realidade melhor.

Por Felizardo Alves












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Veja Também