27/11/2015

BREJINHO: FEIRA DE SABERES, SEMENTES E SABORES DISSEMINA CONHECIMENTOS JUNTO A AGRICULTORES E AGRICULTORAS DO SERTÃO DO PAJEÚ

Participantes da 1ª feira de Saberes, Sementes e  Sabores em Vila de Fátima, Brejinho/PE.

Aconteceu no último dia  22 de novembro a 1ª feira de Saberes, Sementes e Sabores na comunidade de Vila de Fátima, município de Brejinho. O evento teve como objetivo principal a apresentação dos resultados alcançados no âmbito do projeto "Pluriatividade: alternativa para conservação dos recursos naturais de minifúndios do Semiárido", apoiado pelo Programa Semear e executado em parceira com o  PRODEMA/UFPE e  com o Núcleo de Agroecologia da Geografia/UFPE.

A Feira de saberes, sementes e sabores foi pensada como uma forma de evidenciar a pluriatividade existente nas comunidades e proporcionar um momento para agricultores e agricultoras trocarem sementes nativas (crioulas) e disseminar seus saberes. A ideia foi bem acolhida pela Prefeitura Municipal de Brejinho que disponibilizou toda estrutura física para realização do evento.

A pluriatividade foi evidenciada na 1ª feira a partir do comércio de confecções, perfumes, bijuterias, produtos de limpeza artesanal, artesanatos (pintura, bordado, barro, crochê, tapetes, bolsas), produtos agrícolas beneficiados (polpa de frutas, massa de mandioca [puba], doces, queijo coalho, pamonha e canjica), mel, salgadinhos, tapioca, caldo de cana, churrasquinho, etc.  
Mulheres de Vila de Fátima e Lagoa dos Campos vendendo  artesanato e comidas típicas na 1ª feira de Saberes, Sementes e Sabores .

Participaram do evento, aproximadamente, 300 agricultores e agricultoras das comunidades de Caldeirão, Lagoa dos Campos, Vila de Fátima,  Sítio Lagoinha, Sítio Brejinho de Tomé, Sítio Serrinha, Sítio São Miguel (município de São José do Egito) Sítio Gameleira (município de Itapetim), grupo de mulheres Art´s Barro de Brejinho, além de estudantes e professores da Escola Municipal Manoel Francisco dos Santos.

Vale destacar que além da apresentação dos resultados do projeto pela equipe técnica e da troca de experiência promovida de agricultor(a) para agricultor(a), houve a disseminação de conhecimento através da exposição de banners, painel com fotos com todas as atividades executadas no âmbito do projeto e exposição de  equipamentos de produção de forragem com amostras de feno e cartazes explicativos. A Feira contou ainda com sementes de milho grande, milho ligeiro, feijão galanjão, feijão ligeiro, feijão ovo de rolinha, feijão bico de ouro, feijão carioca, feijão corujinha, fava branca pequena, fava feijão, sementes de coentro, sementes de gergelim, sementes de leucena e nim para serem trocadas entre agricultores.

As apresentações culturais ficaram por conta dos grupos de estudantes Nega Maluca, Olodum e Carimbó da Escola Manoel Francisco dos Santos, do Grupo de Capoeira Nego Fujão e da Equipe de Jiu Jitsu Família Caverna.
Alunos da Escola Municipal Manoel Francisco dos Santos apresentando Olodum.

Fonte: Assessoria de Comunicação por Valcilene Rodrigues da Silva

Fotos:Alzê Fotografia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Veja Também