21/12/2015

AGRICULTORES DE CARNAÍBA RECEBEM TÍTULOS DE POSSE


O Governo do Estado, através do Iterpe, entregou de 100 títulos de posse no município de Carnaíba, no Sertão do Pajéu, na última sexta-feira (18). É mais uma iniciativa do programa Terra Legal, de regularização fundiária e cidadania para os homens e mulheres do campo. A regularização de outras 220 propriedades já está em andamento cartório, o que somará mais de 300 títulos entregues na região.

A solenidade de entrega dos documentos foi realizada no Teatro José Fernandes de Andrade, com a presença do secretário estadual de Planejamento e Gestão, Danilo Cabral, do secretário executivo da Casa Civil, Anchieta Patriota, e do presidente do Iterpe, Paulo Lócio. Também acompanharam o evento o prefeito do município, José Mário, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sebastião Neto, vereadores e lideranças políticas locais.

“O título de posse é um documento que dá tranquilidade às famílias, um reconhecimento de que o chão em que o agricultor está é dele. Permite, por exemplo, que ele obtenha empréstimos com melhores taxas, possa deixar o patrimônio para a família”, afirmou Danilo Cabral. Ele ressaltou a importância de mobilização dos sindicatos dos trabalhadores rurais para que o programa Terra Legal beneficie um número maior de agricultores.

O presidente do Iterpe, Paulo Lócio, destacou que a meta do Governo do Estado é entregar seis mil títulos de posse de terra em quatro anos. “O Governo sempre teve foco nas pessoas que mais precisam e nós sabemos a importância do título de posse, do que representa para as famílias”, disse. Ele explicou que o trabalho está sendo realizado com o aproveitamento da malha realizada pelo fundeie, identificando a área real do imóvel, o seu ocupante, preenchendo dados cadastrais, visando à titulação das propriedades.

A agricultora Maria Andrelina de Andrade, 62 anos, moradora do Sítio Brejo, foi uma das beneficiárias do programa Terra Legal. Ela comemorou bastante ao receber o título de posse. “Nasci naquela terra e comecei a trabalhar na roça aos 12 anos. Casei e criei meus filhos lá. Foi uma luta muito grande para chegar até aqui. Agora, posso dizer que a terrinha é minha e vou poder deixar como patrimônio para minha família”, disse.

Cultura – Na mesma solenidade, o secretário Danilo Cabral anunciou a liberação de R$ 270 mil para o início da construção do Museu José Dantas em Carnaíba. O equipamento cultural deverá ficar pronto no próximo ano e vai reunir o acervo ao compositor e famoso parceiro do rei do Baião, Luiz Gonzaga. “É um espaço que vai juntar e preservar a história de Zé Dantas, valorizando a nossa identidade cultural”, destacou.

Foto: Douglas Fagner/Seplag

Fonte: Assessoria de Comunicação - Secretaria de Planejamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Veja Também