12/03/2016

PRORURAL E SEBRAE TRABALHARÃO JUNTOS PARA FOMENTAR OS NEGÓCIOS DA AGRICULTURA FAMILIAR


Unir forças para realizar melhor trabalhos convergentes que até hoje aconteceram  separadamente. Esse foi o objeto do Workshop SEBRAE / PRORUAL, que começou nesta quinta-feira (10), no escritório do Sebrae em Serra Talhada. As entidades farão um Acordo de Cooperação Aberta, para traçar metas com ações mais eficiência para o meio rural.

Durante o evento, os técnicos das duas instituições, de várias Regiões de Desenvolvimento do Estado, começaram a estabelecer as demandas prioritárias e verificar onde e em quais áreas o Sebrae e o ProRural estão atuando de forma separada, para que comecem a juntar forças. Exemplo disso são as ações das empresas em áreas como a apicultura e meliponicultura, bovinocultura, caprinovinocultura, fruticultura, horticultura e piscicultura.

Para o diretor geral do ProRural, Anselmo Pereira, os trabalhos do Sebrae voltados para a inovação tecnológica, empreendedorismo, fortalecimento da cultura de cooperação (central de negócios) e a promoção e o acesso a mercado irão complementar os trabalhos do Programa. "Vamos usar a experiência em treinamentos que o Sebrae possui para capacitar nossos técnicos, analistas e elaboradores de projetos, e assim fortalecer a metodologia de trabalho em redes territoriais que buscamos estabelecer junto aos produtores pernambucanos como uma nova visão de negócio".

Ainda de acordo com o diretor, o ProRural sabe que em algumas regiões as duas casas fazem os mesmos trabalhos, com os mesmos públicos. "Precisamos trabalhar com coisas que o Sebrae também trabalha, como cooperativismo, associativismo e planos de negócio, entre outros". Diz Anselmo, com a certeza de que a unidade buscada com o acordo de cooperação vai trazer muitos benefícios para os agricultores familiares de Pernambuco e para os projetos do ProRural financiados pelo Banco Mundial.

Segundo a diretora técnica do Sebrae, Ana Cristina Dias, neste momento de crise, mais do que nunca é preciso ter o entendimento da necessidade de se trabalhar junto. "Sem juntar não poderemos ir onde achamos que podemos chegar, que é num lugar melhor". A equipe do Sebrae vai elaborar um plano de ação e entrar em contato com técnicos do ProRural onde também estão atuando. As ações conjuntas já começarão a ser executadas no próximo mês de abril.

Fonte: Assessoria de Comunicação - ProRural - Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Veja Também