31/07/2017

4º CONGRESSO PERNAMBUCANO ENCERRA COM ASSINATURA DA “CARTA PERNAMBUCO URBANO”


Com informações da Assessoria de Comunicação do CAU/PE

Após três dias intensos de debates, encontros, conteúdos e trocas de experiências, o 4º Congresso Pernambucano de Municípios e o Fórum Internacional HOJE Implementando Cidades Sustentáveis encerraram, nesta quinta-feira (27), com um legado para a sociedade. A Carta Pernambuco Urbano, assinada pelos presidentes das duas entidades, consolidou o compromisso com o desenvolvimento urbano sustentável preconizado pela ONU-Habitat na Nova Agenda Urbana.

Para o presidente da Amupe, José Patriota, a estreia da parceira entre as entidades foi marcada pela ousadia e por discussões ricas em conteúdo. “Estamos unidos por objetivos comuns”, afirmou ele, destacando que o Congresso tem um caráter múltiplo e agregador. Patriota destacou ainda o esforço de diversos agentes para que o evento acontecesse. “A crise não pode nos imobilizar”, afirmou.

“Defendemos que o território é o chão do desenvolvimento ambiental, social e econômico. Por isso, precisa ser planejado com base numa visão de longo prazo para que nos leve às cidades sustentáveis de que precisamos”, pontuou o presidente do CAU/PE, Roberto Montezuma, durante o encerramento. Além disso, a palestra magna e as salas temáticas revelaram o papel estratégico de gestores, arquitetos e urbanistas na transformação urbana, ao mesmo tempo em que destacaram a importância da participação cidadã. “A construção é coletiva”, resumiu ao ler a Carta em que as instituições conclamam o engajamento de todos no processo.

A parceria inédita entre o Conselho e a Associação, levaram mais de 3 mil pessoas ao Centro de Convenções de Pernambuco entre os dias 25 e 27 de julho. Além da palestra magna do urbanista colombiano Gustavo Restrepo, os eventos contaram com salas temáticas que incluíram palestras e debates, bem como feira de fornecedores e premiação de boas práticas urbanas. Entre os assuntos abordados, estiveram sustentabilidade, cidades criativas, arte popular, habitação social, assistência técnica em arquitetura e urbanismo, captação de recursos, previdência social e segurança urbana.

Fotos: Claudio Gomes

Fonte: www.amupe.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Veja Também