21/11/2017

NOVO MEDICAMENTO PARA CÂNCER DE BEXIGA GERA MENOS EFEITOS COLATERAIS QUE QUIMIOTERAPIA


Pembrolizumabe é indicado para pacientes com estágio avançado da doença e que não apresentam resultados com outros tratamentos

Para ser administrado durante tratamento de câncer de bexiga em pacientes com estágio avançado da doença e que não apresentam resultados com quimioterapia à base de platina, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um novo medicamento nesta semana. A autorização para venda do Pembrolizumabe foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (20).

O laboratório MSD, que vende o Keytruda (nome comercial do Pembrolizumabe), realizou estudos por cerca de dois anos e relata que o tratamento com a medicação foi pelo menos 30% mais eficaz quando comparado com a quimioterapia, inclusive gerando menos efeitos colaterais. 

O mesmo medicamento havia sido aprovado pela agência para tratamento de câncer de pele e de pulmão. Após conclusão de estudos com 542 pacientes, notou-se a possibilidade de expandir o uso para casos de câncer de bexiga.

A doença

O câncer de bexiga, em sua fase inicial, não apresenta sintomas, porém o sinal mais evidente costuma ser a presença de sangue na urina. A doença atinge principalmente homens com idade próxima dos 65 anos e com o hábito de fumar.

Fonte: Governo do Brasil, com informações da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Veja Também