11/04/2018

ORA PRO NOBIS

Foto: Pajeú On-Line

Nome científico: Pereskia aculeata

Segundo tradições populares, o nome teria sido criado por pessoas que colhiam a planta no quintal de um padre enquanto ele rezava em latim: Ora pro nobis. É também conhecido como Lobrobó.

Embora seja um cacto por classificação, é uma planta apoiadeira, ou seja, precisa de suportes ou apoios onde possa ir acomodando seus ramos flexíveis e espinhentos. 

Possui folhas comestíveis de alto valor nutricional, como todas as variedades de Ora-pro-nobis: é um vegetal rico em ferro, ajuda a curar anemias das mais graves. Utilizam-se as folhas frescas ou secas e moídas na forma de pó. Também usada no preparo da farinha múltipla, complemento nutricional no combate à fome. Suas folhas são ricas em mucilagem, o que contribui para o bom funcionamento do intestino.

As folhas e flores são usadas em diferentes receitas, especialmente em sopas, omeletes, tortas e refogados. Muita gente prefere consumir as folhas cruas em saladas, acompanhando o prato principal. Outros as usam como mistura para enriquecer farinha, massas e pães em geral. Possui 25,4% de proteínas (das folhas secas) e é de muito fácil cultivo e adaptação, sendo por isso conhecido como "carne dos pobres". Apresenta elevados teores de vitaminas A, B e C, ferro e minerais como cálcio e fósforo.

As flores têm alto potencial apícola, e dão origem à pequenos frutos que podem ser consumidos como geleias ou conservas.

Tamanho da muda com no mínimo 15cm.



Dica:

CONHEÇA O ORA-PRO-NÓBIS E SAIBA OS SEUS BENEFÍCIOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Veja Também