A adesão de escolas de ensino fundamental públicas de
Pernambuco ao programa Mais Educação cresceu 70,6% entre 2010 e 2012. Em 2010,
aderiram ao programa 694 instituições de ensino. Em 2012, o número subiu para
2.364, conforme dados da Coordenação-Geral de Educação Integral da Secretaria
de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação.
Na avaliação da articuladora do Comitê Territorial de
Educação Integral de Pernambuco, Glauce Gouveia, a criação da entidade, em
2008, ampliou as possibilidades de participação no Mais Educação. Hoje, dos 185
municípios pernambucanos, 174 têm escolas no programa.
Para alcançar esses resultados, o comitê, que começou a
atuar em seis cidades da região metropolitana de Recife e hoje está presente em
174, investiu no diálogo com as secretarias municipais de Educação. Glauce
salienta que desses encontros saíram as agendas de trabalho e de formação e as
parcerias com instituições como a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), as
universidades federais de Pernambuco (UFPE) e Rural de Pernambuco (UFRPE) e a
União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Instituições
parceiras também integram o comitê.
Na dinâmica de trabalho, a cada três meses é realizada na
Fundaj, em Recife, uma reunião geral dos 174 coordenadores municipais do Mais
Educação. As demais reuniões, mensais, ocorrem nos polos do Sertão, Agreste,
Zona da Mata e litoral. Em 2011, o comitê promoveu o primeiro fórum de educação
integral. O segundo está previsto para outubro ou novembro deste ano.
Entre os exemplos de atividades de formação desenvolvidas
pelo comitê estão cursos em parceria com a UFPE. Em 2011, foi oferecido o curso
Educação Integral: Gestão Pedagógica na Relação Conhecimento-Saber, com 170
horas de duração, para 200 coordenadores, gestores das secretarias, alunos de
licenciatura e educadores sociais. Em 2012, o curso de múltiplos saberes, para
106 profissionais, com 176 horas de duração. Ainda para este ano, segundo a
articuladora do comitê, estão previstos cursos de extensão e aperfeiçoamento.
Na quinta-feira, 27, técnicos do Fundo Nacional de
Desenvolvimento da Educação (FNDE) vão a Recife, a convite do comitê, para dar
orientações e tirar dúvidas sobre a prestação de contas dos recursos recebidos
pelas escolas que participam do Mais Educação. Os recursos do governo federal
são depositados na conta das escolas para custeio de atividades da educação
integral.
Para fortalecer e ampliar a educação integral pública na
educação básica, estados e municípios devem constituir comitês, considerados instâncias
de gestão do Mais Educação. O objetivo é enraizar propostas e ampliar a
vivência da gestão compartilhada de políticas públicas educacionais e o regime
de colaboração entre as secretarias e seus parceiros.
Dados da Coordenação-Geral de Educação Integral da SEB
mostram que já constituíram comitês os estados do Rio Grande do Sul, Minas
Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco. Os primeiros
comitês surgiram com a criação do programa Escola Aberta, em 2008. Depois,
estenderam-se ao Mais Educação.
Fonte:
Ionice Lorenzoni / MEC
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