Mais de um ano e meio de
acompanhamento de consultorias individualizadas, acesso a diagnósticos e apoio
aos empreendedores – com mais de 90% de subsídios – possibilitou um melhor
faturamento e novos caminhos para 125 pequenos negócios do Rio de Janeiro, São
Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e de Pernambuco. Eles se prepararam para o
encadeamento produtivo do programa Impulsiona, feito em parceria pelo Sebrae e
Serasa Experian, com o objetivo de ajudar as empresas a melhorarem sua gestão
financeira e ampliar a visão de mercado, incluindo questões como lucratividade
e competitividade.
“Partimos de uma jornada
quantitativa com mais de 4 milhões de acessos à plataforma do programa, para
uma jornada de transformação dessas empresas por meio do encadeamento
produtivo. Esse programa buscou melhorar a competitividade em 15%, além de
aumentar a margem de lucro, o faturamento e diminuir o endividamento em 10%.
Chegamos ao final da jornada com resultados que superaram nossas expectativas”,
explica o analista de Competitividade do Sebrae Fábio Rabello. O investimento
das duas entidades foi de aproximadamente R$ 1,5 milhão.
Em Curitiba (PR), a empresária
Kelly Sato, da Dikasa Presentes, já aproveita os frutos após participar do
Programa. Em 2022, ela era microempreendedora individual (MEI) e não passava do
faturamento de R$ 81 mil por ano. Ao final de 2023, o negócio se tornou uma
microempresa (ME) e contabilizou R$ 327 mil em vendas, o que a deixa bem
próxima de passar a ser uma empresa de pequeno porte (EPP).
A empreendedora conta que teve
uma evolução significativa das práticas de gestão, especialmente em relação às
finanças. Ela conseguiu reduzir o endividamento da empresa em mais de 90%, além
de alcançar um aumento percentual de 37% no faturamento médio. “Esse programa
foi muito importante para a minha vida, foi transformador. Tanto na questão
pessoal, quanto profissional, na questão da empresa. Eu recomendo sempre
qualquer ação que tiver com o Sebrae para que as pessoas não percam a
oportunidade”, diz Kelly Sato.
Já Thaila Maschio, CEO da Digital
Fácil, empresa que atua no ramo de certificação digital há cinco anos, ficou
entusiasmada com o apoio que recebeu do Sebrae e da Serasa. “O projeto foi um
divisor de águas. Começamos com um diagnóstico de todas as áreas de empresa.
Tivemos consultorias, workshops, palestras, para que a gente pudesse
identificar melhorias, oportunidades de mudanças, de trazer inovações”, lembra
a empresária. “Depois do programa, mudei até em relação à minha postura,
enquanto empreendedora, o projeto me fez repensar a realidade do dia a dia”,
comenta.
Em São Paulo, a média de
crescimento de faturamento das empresas participantes foi de 32% e a margem
líquida (lucro alcançado em comparação com a receita obtida) foi praticamente o
dobro (98%). Por sua vez, o endividamento das empresas caiu 35% em comparação a
2022 e o número de pessoas ocupadas (contratadas) cresceu 75%.
“Percebemos que a iniciativa deu
certo e agora, em 2024, renovamos o convênio com a Serasa para atender mais 150
empresas e conseguirmos mudar a realidade delas. O que fica de mais importante
desta ação é que os empresários devem se aproximar do Sebrae, pois sempre há
algum serviço com o qual poderemos apoiar a desenvolver o seu pequeno negócio”,
anuncia Fábio Rabello.
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