31/07/2014

BREJINHO INSTALA SEU NÚCLEO DE CIDADANIA E PARTICIPAÇÃO DOS ADOLESCENTES (NUCA)

A diversidade dos adolescentes brejinhenses marcou o evento que é uma estratégia obrigatória na luta pela obtenção do “Selo UNICEF – Município Aprovado 2013-2016”

Geralmente, o ápice do exercício da participação cidadã e da democracia na adolescência é quando o jovem, já com 16 ou 17 anos, entra numa seção eleitoral para votar. Este momento é popularmente conhecido como a “festa da democracia”. A boa notícia é que, em Brejinho - PE, os adolescentes ganharam mais um espaço, além da seção eleitoral, para fazerem essa festa. Trata-se do Núcleo de Cidadania e Participação dos Adolescentes (NUCA), estratégia obrigatória na luta pela obtenção do “Selo UNICEF – Município Aprovado 2013-2016”.

O NUCA foi instalado nesta quarta-feira (30), num evento realizado no auditório da Secretaria de Ação Social de Brejinho – PE e contou com a presença de vários adolescentes que representaram a diversidade da juventude brejinhense. Foram rapazes, moças, moradores da zona urbana, moradores da zona rural, brancos, pardos, negros, católicos e evangélicos que, juntamente com os representantes das  secretarias municipais, prefeitura, escolas, igrejas e hospital garantiram a formação de um grupo bem miscigenado.

Para  Maria Janaíres do Nascimento, adolescente e mediadora do NUCA, o grupo servirá para “participarmos mais ativamente do engrandecimento do Município”. A adolescente falou sobre as 20 “competências para a vida” que serão trabalhadas através de oficinas, sempre na última quarta-feira de cada mês, até 2016. Ela destacou  a oficina que tentará despertar nos adolescentes a autoestima para uma participação mais ativa na melhoria do lugar onde vivem.

No evento, Felizardo Alves, articulador do Selo UNICEF em Brejinho, apresentou para todos os adolescentes a metodologia do Selo UNICEF e destacou os eventos nos quais eles participarão mais ativamente, como os fóruns comunitários. Depois disto, o Grupo de Dança Armorial, formado por adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) apresentou o seu hino municipal em estilo de frevo.

O NUCA buscará, nos próximos dois anos, desenvolver competências e habilidades nos adolescentes participantes. O objetivo é despertá-los para a participação política e social. Como estratégia obrigatória na campanha pela obtenção da certificação internacional “Selo UNICEF – Município Aprovado 2013-2016”, o NUCA  está garantindo para o Município de Brejinho mais um ponto no placar do UNICEF.

Texto: Felizardo Alves
Fotos: João Henrrique





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Veja Também