11/12/2012

DEPUTADO FEDERAL GONZAGA PATRIOTA VAI AO HAITI ACOMPANHAR AÇÕES HUMANITÁRIAS BRASILEIRAS


Um grupo de parlamentares viajou, na última quarta-feira (5), para o Haiti onde permaneceram em visita oficial até este sábado (8). O objetivo da viagem foi avaliar e acompanhar as ações humanitárias desenvolvidas pelo Exército Brasileiro na reconstrução do Haiti.

A missão oficial, que passou quatro dias no país caribenho, foi integrada pela deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), presidente da Comissão de Relações Exteriores, pela deputada Jô Moraes (PCdoB-MG) e o deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE), membros da Frente Parlamentar de Defesa Nacional. Os três receberam o convite do Ministério da Defesa, para acompanhar as ações brasileiras no país. O Brasil comanda a missão desde que ela foi instalada, em 2004, e encabeça um efetivo de 2.097 militares, composto por brasileiros e outras nacionalidades da América do Sul. Em 2013, este número deverá ser reduzido para aproximadamente 1,2 mil militares.

Na agenda realizada incluiu-se visita ao parlamento haitiano, ao primeiro-ministro Laurent Lamothe, ao vice-representante do secretário-geral da ONU,  Sr. Nigel Fisher, e as atividades militares e civis do contingente brasileiro no Haiti.

O representante da ONU reconheceu que sua Missão tem contribuído em muito com a recuperação do Haiti, principalmente na erradicação da violência e na reconstrução da Capital, Porto Príncipe, parcialmente destruída pelo terremoto, em 2010. Avalia Nigel Fisher que 80% dos escombros produzidos pelo terremoto já foram reconstruídos; 60% das crianças haitianas já estão de volta às escolas e recebem 680 mil refeições diárias. Nigel Fisher disse que a reconstrução do Haiti se deve também as competentes ações das Forças Armadas do Brasil, principalmente em sua missão de solidariedade, pois, a metade dos gastos com essa missão é bancada pela ONU, a outra pelo governo brasileiro.

Em conversa com o comando da Minustah (Missão de Estabilização da ONU), a comitiva foi informada que a maioria das tropas é composta de militares da América Latina, sendo o Brasil o país que tem o maior contingente. Os Estados Unidos têm nove militares na missão de paz. O cronograma de redução do contingente estrangeiro no Haiti, que aumentou logo após o terremoto, prevê que até junho de 2013 o número de militares irá de 7.340 para 6.270.

O deputado federal Gonzaga Patriota avalia que o Exercito Brasileiro tem realizado um importante trabalho no Haiti.

“Nesta visita ao Haiti, pudemos constatar a excelente qualidade do trabalho realizado pelo nosso querido Exército brasileiro, naquele ainda pobre país. Ao tempo em que reforçamos o apoio à permanência dessa ordeira e competente Missão àquele país“, disse Gonzaga.

 Ainda segundo Gonzaga Patriota , apesar dos desafios dessa Missão de Paz, as expectativas são as melhores possíveis, pois a tropa brasileira continua motivada e confiante no cumprimento da missão e da importância dela para a estabilização e a reconstrução do Haiti.

Fonte: Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Veja Também