31/07/2013

MORTES DIARREIA: AUDIÊNCIA PÚBLICA REIVINDICA ÁGUA DE QUALIDADE PARA VÍTIMAS DA SECA

Debate reunirá representantes de organizações da sociedade civil,  promotorias públicas e órgãos governamentais
no município  de Afogados da Ingazeira, Sertão do Pajeú de Pernambuco

As chuvas que caíram sobre as regiões atingidas pela estiagem no Semiárido nordestino trouxeram alegria e esperança, mas também medo e receio. É que as unidades de saúde estão recebendo uma quantidade inédita de pacientes com sintomas de doenças diarreicas agudas (DDA), que podem levar à morte. Somente em Pernambuco, 46,5% dos municípios (86 cidades) estão em zona epidêmica; outros 41,1% estão em zona de alerta (76 municípios). De acordo com dados oficiais, de janeiro a junho, seis óbitos foram causados pela DDA (cinco mulheres e um homem).

Na manhã desta quarta-feira, 31 de julho, uma audiência pública reunirá as promotorias públicas da região, órgãos governamentais e representantes de organizações da sociedade civil. “Suprimento de água para população do Pajeú com foco na qualidade da água que está sendo fornecida para zona rural” é o tema oficial da audiência, que acontecerá no município de Afogados da Ingazeira, Sertão do Pajeú de Pernambuco, a partir das 9h. O debate acontece no Cine São José, centro do município.

Representarão a sociedade civil: ONG Diaconia, Articulação no Semiárido (ASA), ADESSU, COOPAGEL, Grupo  Pela Água e Pela Vida Casa da Mulher do Nordeste (CMN), Centro de Educação Comunitária Rural (Cecor), Centro Sabiá, Fórum de Mulheres, Rede de Mulheres Produtoras do Pajeú e Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Pajeú (STTR`s). Também estarão presentes a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), a Secretaria de Recursos Hídricos, o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DENOCS) e o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), além de gestores dos municípios da região. O promotor Lúcio Luiz de Almeida Neto representará as Promotorias do Sertão do Pajeú. A ONG Diaconia também está mobilizando a ida de representantes de igrejas evangélicas dos municípios da região.

Na audiência pública, serão debatidas medidas que garantam o suprimento e a qualidade da água que chega às vítimas da seca na região, considerada por especialistas como a maior dos últimos 50 anos. Não é novidade que a água que sai das zonas urbanas, através de carros-pipa em direção às áreas rurais é impura, com resíduos e bactérias. Propor alternativas para superar o problema é um dos pontos da pauta da audiência (confira os demais abaixo). “Muitas ONGs, desde o ano passado, puseram em pauta a importância da boa gestão da água para o enfrentamento da seca, pois os gestores dos municípios não estavam preocupados com esta questão” afirmou o assessor político pedagógico da Unidade Territorial da ONG Diaconia em Afogados da Ingazeira, Afonso Cavalcanti. “O que a Diaconia quer é mobilizar a população para garantir água de qualidade para quem não tem. A situação está delicada, pois todas as barragens do Sertão do Pajeú estão em colapso ou pré-colapso”, completou.

Pauta da Audiência Pública -  As organizações da sociedade civil propõem a seguinte pauta para a audiência pública do dia 31 de julho:

• Solicitação da análise de potabilidade da água distribuída na Zona Rural do Pajeú;

• Análises já comprovadas da Barragem do Rosário indicam má qualidade da água distribuída na Zona Rural. Questionamento das medidas que serão tomadas para o tratamento da água;

• Questionamento das medidas previstas para a garantia do suprimento de água no caso de colapso dos reservatórios de Brotas e Rosário;

• Questionamento das medidas para fortalecer o monitoramento do uso da água nos centros  urbanos, observando-se: desperdício da rede de distribuição da Compesa; mau uso residencial; demandas de lava jatos, abatedouros, clubes de lazer, irrigantes, entre outros;

• Proposta para a realização de campanhas educativas voltadas à população.

Fonte: Assessoria de Comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Veja Também