11/08/2015

PROGRAMA INOVAÇÃO INCLUSIVA ATENDE NECESSIDADES DE TECNOLOGIA DE PRODUTORES DE BAIXA RENDA

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação assina hoje (terça, 11/08) às 11h30, na sede da Secti, no bairro do Recife, Termo de Cooperação com a Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação (SEMPETQ), para beneficiar economia solidária em Pernambuco.

As políticas de ciência, Tecnologia e Inovação geralmente atendem às demandas dos setores produtivos de maior poder econômico e de elevada intensidade tecnológica, excluindo os grupos de que não se enquadram na economia formal. Para reverter essa lacuna, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo de Pernambuco (Secti) está formulando a agenda de Inovação Inclusiva, um programa voltado, prioritariamente, ao atendimento das necessidades de tecnologia de produtores populares.

Entende-se por Inovação Inclusiva qualquer nova tecnologia voltada à melhoria da qualidade de vida e da renda. “O reconhecimento da ausência de políticas de CT&I direcionadas a grupos de produtores populares motivou a construção dessa nova agenda. Com isso, a maioria da população de baixa renda passa a figurar entre os beneficiários da Política Estadual de CT&I, aumentando-se o efeito multiplicador desta política sobre a economia e a sociedade”, explica a professora Ana Cristina Fernandes, diretora de Políticas, Articulação e Coordenação da Secti.

Uma etapa importante na construção dessa nova política é a escuta da população que será beneficiada. Para isso, como primeiro passo, a Secti vem realizando encontros com organizações populares, cooperativas de trabalho informal, agricultores familiares da zona da mata do estado. O objetivo é o de identificar as principais necessidades de soluções para problemas tecnológicos vivenciados por esses grupos ou comunidades.

Segundo Ana Cristina, “o desenvolvimento e a difusão de novas tecnologias e práticas inovadoras nos processos de trabalho orientadas para os grupos populares, por meio da estratégia de Inovação Inclusiva, deverão contribuir para a qualidade de vida e melhoria de renda da grande maioria da população pernambucana”.

O programa de Inovação Inclusiva fará parte do Plano Estadual de CT&I, que será lançado brevemente pela Secti, estruturado em linhas de ação de apoio à pesquisa, criação e consolidação de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares, difusão e comercialização de produtos populares através das TICs, articulação com empresas para implantação de projetos de responsabilidade social voltados à inovação inclusiva e ampliação do acesso à internet.

Economia Solidária – Dentro da política de implantação da Inovação Inclusiva, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação assina, nesta terça-feira (11/8), um termo de cooperação técnica com a Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação (SEMPETQ), com o objetivo de formulação e implementação de políticas públicas voltadas à Inovação Inclusiva, associada à Economia Solidária como empreendimentos solidários, agricultores familiares, cooperativas de produtores populares, incubadoras tecnológicas de cooperativas populares (ITCPs), setor informal da economia, entre outros.

Fonte: www.pe.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Veja Também