28/09/2013

CURSO EM RIACHO DAS ALMAS TRANSFORMA RESÍDUOS DE LAVANDERIAS EM NOVOS TECIDOS

Capacitação inédita na cidade está sendo promovida pelo Sebrae através do programa Mulheres de Argila e acontece aos sábados

O Centro de Vocação Tecnológica de Riacho das Almas está promovendo, em parceria com o projeto Mulheres de Argila e o Sebrae o curso de desenvolvimento de produto. As aulas foram iniciadas na última semana e estão acontecendo aos sábados, das 14h às 17h. O curso tem como objetivo principal ensinar aos alunos como desenvolver novos tecidos a partir do material que é descartado pelas lavanderias no processo de lavagem do jeans.

Com o apoio da Associação das Lavanderias de Riacho das Almas, os donos dos estabelecimentos doam os resíduos que são transformados em novos tecidos por meio de um processo, que é ensinado no curso. Durante a capacitação, que terá duração de dois meses, os alunos também terão oficinas de tear, aulas de empreendedorismo e sustentabilidade, além de controle de qualidade do que é produzido. Outra questão positiva é que os donos de lavanderias que estão doando os resíduos que não seriam reaproveitados na lavagem do jeans terão desconto no chamado imposto verde: “O meio ambiente vai ganhar muito porque este material seria jogado no lixo e agora será reaproveitado. Os donos de lavanderia estão muito felizes porque terão desconto em impostos e, principalmente, porque um material que seria totalmente descartado agora vai servir para alguma coisa”, comentou o secretário de ciência e tecnologia de Riacho das Almas Gustavo André.

O curso de desenvolvimento de produto é inédito no município. Com o tecido sustentável produzido, os alunos vão fazer objetos como bolsas artesanais, por exemplo.

Mais informações sobre o curso podem ser obtidas com a coordenadora do Sebrae Gilvaneide: (81) 9415-2660 / 9506-3727

Fonte: Assessoria de Comunicação – Riacho das Almas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Veja Também