Distrito conta com vários artesãos que geram renda para o município de Riacho das Almas com uma atividade diferenciada
O distrito Vila do Viturino, na zona rural de Riacho das Almas, se destaca no município pela produção de artesanato de cipó. Os profissionais já estão animados e aumentam a produção das peças artesanais se preparando para o aquecimento nas vendas do fim do ano.
A matéria-prima para a confecção das peças vem do município de Saloá, no Agreste Meridional. Quinzenalmente, os artesãos vão até o local em busca do material. Com ele, são confeccionadas peças de decoração natalina como anjinhos e presépios além de móveis como sofás, mesas e camas. As peças são feitas e vendidas sob encomenda, que sofrem aumento considerável no período que antecede o fim do ano. “O final do ano é sempre bom. As vendas aumentam muito nesse período”, explicou o artesão Edenilson Ferreira. A produção é vendida em Caruaru, por preços variados. Em média, os artesãos conseguem fazer 200 peças por mês.
O artesanato de cipó já é uma atividade bastante antiga na Vila do Viturino. Edenilson Ferreira já pertence à terceira geração de artesãos na família. Ele herdou o ofício do pai, que aprendeu a fazer os trançados com o avô de Edenilson. Seu Lourival Ferreira, de 73 anos, que é pai de Edenilson, conta que aprendeu a fazer artesanato com cipó aos oito anos de idade, e não parou mais. “Eu adoro a profissão que escolhi. Do cipó eu só não fabrico mel porque não dá o ponto”, se diverte Lourival, que apesar de já ser aposentado não abandonou a atividade.
Apoio – A Prefeitura de Riacho das Almas, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, está negociando formas para melhorar as vendas e otimizar a produtividade dos artesãos da Vila do Viturino. “Estamos ouvindo as reivindicações dos artesãos e levaremos para a gestão estudar formas de atender aos pedidos desta categoria, que é tão importante para a cultura e o desenvolvimento da nossa cidade”, ressaltou o secretário de ciência e tecnologia da Prefeitura de Riacho das Almas Gustavo André.
Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Riacho das Almas
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário.