A Prefeitura de Afogados da Ingazeira, através da Secretaria Municipal de Educação, tem fortalecido iniciativas de valorização e incentivo à leitura. Na última semana, uma verdadeira ciranda cultural aconteceu na comunidade de Vaca Morta.
Buscando socializar as atividades realizadas pelo Projeto MEU CAMPO LÊ, professores e alunos da Escola Municipal João Ferreira Liberal participaram das atividades no "terreiro" da casa da Sra. Vilsomere, agente de leitura e parceira do projeto na comunidade.
As crianças apresentaram duas dramatizações baseadas na literatura de cordel: O casamento do seu Lunga e a história de Branca de Neve. Foi realizada uma exposição com as xilogravuras produzidas pelos alunos. Eles também apresentaram os livretos de cordéis que produziram, autografando e distribuindo cópias com a população presente.
Além da parte relacionada à literatura, a Secretaria de Cultura e Esportes promoveu apresentações do Balé Popular de Afogados da Ingazeira. Também houve espaço para a declamação, com as poetas Elenilda e Erivoneide Amaral. Sandra Carvalho, mestre na arte de contar histórias, encantou a garotada com a sua apresentação.
Na ocasião, Claúdio Gomes, consultor do Projeto Arca das Letras para o Nordeste, entregou acervo complementar para a Arca das Letras da comunidade: mais de 40 títulos, entre livros e gibis. Afogados da Ingazeira foi o primeiro município a ser contemplado com uma Arca das Letras, iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
“O conhecimento é um bem de valor inigualável. Ninguém pode nos roubar o que aprendemos com os livros. Estamos trabalhando muito para garantir espaços de incentivo à leitura em Afogados, procurando formar novos leitores, cidadãos conscientes de seus direitos e deveres,” destacou a Secretária Municipal de Educação, Veratânia Morais. A atividade também contou com a participação dos alunos da Escola Municipal São Marcos, da comunidade de Várzea Comprida.
Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Afogados da Ingazeira
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário.