O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) promoveu, no período de (09 a 11/12), um Curso sobre Piscicultura, na Fazenda Laranjeira Seca, município de Machados, com objetivo de promover o desenvolvimento local, uma vez que a cidade de Machados possui bons reservatórios de água com potencial para as atividades de piscicultura.
O curso foi dividido em três módulos: piscicultura em tanques-rede, piscicultura em viveiros-escavados, e beneficiamento do pescado, contando com aulas teóricas e práticas, onde os agricultores confeccionaram um tanque-rede em tamanho real, filetaram tilápias e realizaram cortes especiais no tambaqui. Com os produtos do pescado foram feitos os pratos filé de tilápia à delícia, torresmo de peixe, costela, lombo, ova e manta de tambaqui assado e cozido.
De acordo com o engenheiro de pesca, Gilvan Lira, a atual demanda de pescado e a presença de mananciais de água existentes durante todo o ano nas propriedades, indica que a atividade tem grande potencial de desenvolvimento na região. O secretário de Agricultura de Machados e o gerente do Banco do Brasil do Município puderam observar as vantagens da piscicultura, ao participar de alguns momentos da capacitação. Eles verificaram que a atividade pode possibilitar segurança nos financiamentos dos projetos, apresentando viabilidade econômica, social e ambiental.
Durante o curso foram abordados conteúdos relacionados ao cultivo de peixes, específico à tilápia, bem como manejo e ração, ministrados pelo engenheiro de pesca Gilvan Lira. Foi confeccionado um tanque-rede para ser colocado no açude da fazenda do Sr. Rogério Silva como Unidade Demonstrativa. Ainda, foi realizado beneficiamento através da filetagem e com o couro foi feito torresmo de peixe que é um excelente aperitivo.
Todas estas atividades tiveram o apoio dos técnicos de Machados Ana Clara e Francisco Valença. Os técnicos Benailza e Manoel da gerência de Palmares trocaram experiências com os produtores locais, haja vista que as atividades de piscicultura têm apresentado bons resultados em relação à produtividade.
Estavam presentes, o prefeito Argemiro Pimentel, o secretário Municipal de Agricultura, Ednaldo Marcolino e o gerente do Banco do Brasil, David Batista.
Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA/ http://www.ipa.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário.