26/12/2013

PERNAMBUCO TERÁ PRIMEIRA ESTAÇÃO DE MONITORAMENTO DO AR

Pernambuco terá a primeira Estação de Monitoramento do Ar, a partir desta sexta-feira (27), quando será inaugurada, às 9h30, a unidade no Complexo Portuário de Suape. Segundo o secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Sérgio Xavier, esse é o primeiro passo para a criação de uma rede que irá beneficiar todas as regiões do Estado. “A meta é garantir o controle da qualidade do ar nas áreas mais críticas, melhorando a fiscalização e a qualidade de vida das comunidades”, afirma o secretário.

A próxima unidade deverá ser instalada no Recife. Até junho do próximo ano devem ser concluídos todos os estudos necessários, com previsão de início de operação no final de 2014. Em Suape, o monitoramento “on-line” e em tempo real medirá a emissão de gases poluentes PM10 (partículas com diâmetro menor que 10 mícrons, dióxido de enxofre (SO2), dióxido de nitrogênio (NO2), monóxido de carbono (CO), ozônio (O).

No Complexo Portuário, a estação irá funcionar num Container, que estará equipado com um monitor de partículas (PM10) e analisadores dos demais gases. Por questões técnicas e geográficas, ficará na área da empresa Coca-Cola. De Suape, as informações serão transmitidas diretamente para a central de dados e armazenamento no Recife, localizada na Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), vinculada a Semas. Dessa central, equipada com TVs LCD e computadores, numa parceria com a ECOPESA, serão emitidos relatórios para análise e avaliação técnica.

Essa primeira iniciativa faz parte do Projeto Rede de Monitoramento da Qualidade do Ar para o Complexo Industrial e Portuário de Suape-RMQAr, convênio celebrado entre a CPRH e a Refinaria Abreu e Lima/Petrobrás, com recursos na ordem de R$ 2.591.460,00 (dois milhões, quinhentos e noventa e um mil, quatrocentos e sessenta reais). Há projetos em andamento para instalação de mais duas unidades no Complexo Industrial Portuário de Suape, nos próximos anos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Postagens mais visitadas

COLABORADORES

Clique no link abaixo.