FOTO ILUSTRATIVA |
O trimestre janeiro-fevereiro-março 2014 deverá ser marcado por registrar chuvas dentro da normal climatológica para o setor oeste do Estado de Pernambuco (Sertão e Sertão do São Francisco). As previsões de temperaturas indicam maior probabilidade de serem dentro da média climatológica para todo o Estado de Pernambuco. Estas são as principais conclusões a que chegaram meteorologistas de todo o país, que estiveram reunidos, durante reunião de análise e previsão climática para o Brasil, realizada ontem (19), no Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos/Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe) e com a participação, via internet, de especialistas de vários institutos, inclusive do Laboratório de Meteorologia do Itep (Lamep).
Foram analisadas as condições regionais da pluviometria e globais dos oceanos e da atmosfera, assim como os resultados de modelos numéricos de previsão climática sazonal, visando elaborar o prognóstico climático para o trimestre janeiro-fevereiro-março de 2014. Também participaram do encontro meteorologistas dos Centros Estaduais de Meteorologia e de universidades do Nordeste, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e usuários em diversos pontos do Brasil.
Na reunião, foram abordados o comportamento da atmosfera e dos oceanos nos três últimos meses e também as condições futuras para o trimestre. Como o aquecimento da região do Oceano Atlântico Norte continua anômalo, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) se mantém mais ao norte de sua posição climatológica, podendo reduzir as chuvas no norte da Região Nordeste. No entanto, sistemas transientes como os vórtices ciclônicos de ar superior, que são os principais sistemas responsáveis pela qualidade das chuvas nessa região durante os meses de janeiro, podem mudar esse quadro.
Explica o coordenador do Lamep/Itep, Wanderson Santos de Sousa, que, nesse contexto, uma parte dos modelos de previsão climática indica para o próximo trimestre uma possibilidade de chuvas dentro da normal climatológica para o setor oeste do Estado de Pernambuco que compreende as mesorregiões do Sertão e Sertão do São Francisco. Por consenso dos meteorologistas participantes, as distribuições de probabilidades ficaram assim: na categoria abaixo da média esperada (35%), na categoria normal (40%) e na categoria acima da normal (25%). As previsões de temperaturas indicaram uma maior probabilidade de serem dentro da média climatológica para todo o estado de Pernambuco.
Fonte: http://www.pe.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário.