07/01/2014

AFOGADOS DA INGAZEIRA: PREFEITURA INAUGURA SEIS POÇOS EM APENAS UM DIA

O Programa “Água é vida” da Prefeitura de Afogados da Ingazeira vem garantindo água para centenas de famílias da zona rural do município. Em 2013 a Prefeitura investiu mais de 600 mil Reais, em recursos próprios, na perfuração de 58 poços e recuperação de outros 28. Com o apoio dos Governos Federal e Estadual, os investimentos ultrapassam os dois milhões de Reais.

Neste Domingo (05), o Prefeito José Patriota coordenou uma maratona de inaugurações de poços artesianos nas comunidades do Riacho da Onça e sítios Bom Nome, Mocororé e Lagoinha. A primeira parada foi no sítio mocororé, onde a Prefeitura recuperou um poço com vazão de 800 litros por hora.

No Riacho da Onça, a Prefeitura recuperou um poço que desde a sua perfuração, em 1994, estava desativado. Técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura instalaram bomba elétrica, rede de canos e caixa d’água. A vazão é de 5.800 litros por hora, água de excelente qualidade.

Na comunidade, o Prefeito também inaugurou mais dois poços artesianos que, juntos, garantem uma oferta de 4.400 litros de água por hora. Um destes poços estava deativado há dez anos. No local, foram instalados mais de 500 metros de canos. No Sítio Bom Nome, a Prefeitura recuperou e instalou, com bomba elétrica, um poço com vazão de 580 litros por hora.

A última parada da comitiva foi no Sítio Lagoinha, onde a Prefeitura recuperou, limpou e instalou um poço com vazão de 910 litros por hora. Foram instaladas rede elétrica e bomba para sucção da água. Presidente da Associação do Riacho da Onça, o agricultor Gilberto Germano agradeceu a iniciativa da Prefeitura de Afogados da Ingazeira. “Era um sacrifício muito grande. A comunidade estava sofrendo muito para conseguir água. Agora está uma beleza, água na porta, à disposição de quem precisar,” afirmou o agricultor.

Durante as inaugurações o Prefeito José Patriota esteve acompanhado dos vereadores Luiz Bizorão e Reinaldo Lima. “O Programa Água é vida tem sido um sucesso. Estamos conseguindo livrar centenas de famílias da zona rural do sofrimento que é precisar de um carro-pipa. Vamos continuar nesse ritmo para que, em quatro anos, possamos ter água em todas as comunidades,” avaliou o Prefeito Patriota, informando que conseguiu recursos para perfuração de mais 37 poços na zona rural.

Economia – na recuperação e instalação dos seis poços – incluindo a instalação de rede elétrica, bomba, canos e caixas d’água, foram investidos R$ 27.260,00. As ações garantiram para as famílias das quatro comunidades, uma oferta de 12.690 litros de água por hora. O recurso gasto representa o custo médio de contratação de um carro-pipa pelo período de três a quatro meses.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Afogados da Ingazeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Postagens mais visitadas

COLABORADORES

Clique no link abaixo.