Evento acontece no Chevrolet Hall, em Olinda, e discute a
educação integral e profissional
Teve início na manhã desta quinta-feira (24) e vai até
sexta-feira(25), o VI Fórum de Educação Integral, no Chevrolet Hall, em Olinda.
A abertura do evento aconteceu no palco da casa de eventos e contou com a
presença de professores, técnicos educacionais e gestores escolares na plateia,
além de representantes da Secretaria de Educação e Esportes do Estado, que
fizeram a abertura prestando uma homenagem aos educadores e ressaltando a
importância do encontro para os profissionais da educação.
O secretário de Educação e Esportes, Ricardo Dantas,
realizou a abertura do evento, agradecendo o envolvimento dos convidados em
participar dos seminários, e a presença dos professores de escolas de
referência e técnicas. “As escolas integrais do estado são referência para o país,
e esse mérito devemos ao trabalho de todos os educadores que fazem seus
trabalhos, diariamente, em sala de aula”, ressaltou, finalizando o discurso com
o pedido de um minuto de aplausos em homenagem ao escritor Ariano Suassuna, que
faleceu na tarde da última quarta-feira (23), no Recife.
O secretário-executivo de Educação Profissional, Paulo
Dutra, falou sobre o sentimento de participar de mais um fórum voltado para a
área. “Hoje estamos aqui com 327 escolas discutindo temas importantes para a
educação. Como professor, estou em estado de graça por estar aqui presente, com
tantos colegas de trabalho, prestigiando este momento”, disse, ressaltando que
sem o trabalho do secretário Ricardo Dantas, e da secretária-executiva de
Planejamento e Gestão, Ângela Costa, o evento não seria possível. “Tenho
certeza de que todos irão voltar para casa renovados”, concluiu.
O fórum deste ano aconteceu em parceria com o Instituto
Pró-Cidadania, que traz para discussão o tema “Educação Integral e
Profissional: desafios para a cidadania no mundo contemporâneo”, assunto que
será debatido dentro do 7º Seminário Nacional Escola Presente. O objetivo do
evento é capacitar os profissionais da rede estadual que trabalham com o modelo
de educação integral nas escolas.
No evento constam apresentações culturais e palestras sobre
liderança, cultura e também os desafios da educação integral. Para os
professores, além de ser um momento de descontração, o fórum é a oportunidade
de reciclar ideias e fazer contato com outros educadores de diversos municípios
pernambucanos.
Alberto Bezerra leciona física na EREM Professor Ernesto
Silva, em Olinda, e atua na rede integral desde 2009. Para o docente, o modelo
de educação integral possibilitou que os alunos da rede pública tivessem as
mesmas oportunidades que todos os outros. “A educação integral veio para acabar
com a disparidade entre escolas públicas e privadas. Hoje o aluno da escola
integral é tão preparado quanto qualquer outro”, disse o professor.
Já o professor de língua portuguesa, literatura e redação,
João Batista, que leciona na EREM Maria Auxiliadora Liberato, no município de
Caruaru, agreste do estado, veio participar do fórum pela primeira vez. Segundo
o educador, o modelo de ensino integral propicia maior vivência dos alunos com
os conteúdos abordados em sala. “Dessa forma é possível desenvolver projetos
que contemplem a cultura africana, por exemplo, e trabalhar de forma
interdisciplinar. Na escola tenho um grupo que trabalha somente a literatura
afro-brasileira. O foco desse projeto, que tenho desde 2009, é a inclusão
social. Os alunos adoram”, conta João Batista, ressaltando que o modelo de
educação tem trazidos resultados muito favoráveis.
A coordenadora pedagógica Gracy Kelly e a professora Ana
Lúcia Silva, ambas da EREM Dom Helder, de Lagoa Grande, da GRE Sertão Médio São
Francisco, avaliam que o modelo integral proporciona mais assistência aos
estudantes. “Podemos nos aproximar mais dos alunos e ver de perto qual a
dificuldade de cada um. No ensino regular isso é acontece, porém fica mais
difícil, já que passamos apenas um período com eles”, disseram as educadoras.
Fotos: Ademar Filho
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário.