Ação vai ampliar debate sobre combate à corrupção no
Facebook e Twitter; lançamento marca 10 anos de cooperação internacional
A campanha #corrupçãonão foi lançada nas mídias sociais
nesta segunda-feira (25) pelo Ministério Público Federal (MPF). A iniciativa
vai ampliar o debate sobre o combate à corrupção em mídias sociais como
Facebook e Twitter. O hotsite oficial da campanha já está funcionando.
A campanha informa que é preciso combater todas as formas de
corrupção, das consideradas mais simples até as mais danosas à sociedade. O
lançamento ocorreu durante o seminário que celebra dez anos de atuação do MPF
em cooperações internacionais.
“Chegou a hora de mostrar que não concordamos com nenhum
tipo de corrupção. Não importa o tamanho, o autor ou a situação. O papel de
quem — como nós — deseja um mundo mais justo é dizer 'NÃO' a qualquer ato
corrupto. Seja furar uma fila, subornar um guarda ou desviar dinheiro público”,
diz o site da campanha.
O evento teve a participação do procurador-geral da
República, Rodrigo Janot, e celebrou a criação da unidade de cooperação
internacional. “Permitiu-se, assim, que o MPF continuasse a galgar lugar de
destaque no cenário das relações internacionais, conforme, inclusive,
estabelecido no nosso Planejamento Estratégico”, disse Janot.
Troca de informações
Em cooperação com outros países, o MPF recebe pedidos e faz
solicitações de informações para repatriar valores milionários ao Brasil.
Segundo o ministério, há cerca de R$ 500 milhões de dólares bloqueados no
exterior.
Entre os casos importantes de cooperação internacional
registrados recentemente estão o do ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil,
Henrique Pizzolato, e o da Operação Lava Jato. O Brasil ainda aguarda a decisão
final da Itália sobre a extradição de Pizzolato. No caso de corrupção na
Petrobras, foram bloqueados, em ações cíveis, quase R$ 700 milhões.
Fonte: www.brasil.gov.br
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