Por Juliana Lima
A Prefeitura de Tuparetama, no Sertão do Pajeú, realizou na
última quinta-feira, 02 de julho, o processo de licitação para contratação do
serviço de transporte escolar no município, que beneficia atualmente 872
estudantes, sendo 707 da rede municipal e 165 da rede estadual de ensino.
Ao todo são treze rotas escolares diárias, com exceção das
que são atendidas pelos ônibus cedidos pelo Governo Federal. Desta vez a prefeitura optou por um novo
modelo de contratação, licitando cada rota individualmente, e não em conjunto
como nos anos anteriores, sendo, portanto, treze empresas a serem contratadas
para prestar o serviço, ao invés de uma. Os contratados são os próprios
proprietários dos veículos, todos devidamente formalizados como
Microempreendedores Individuais – MEI, amparados pelo edital publicado pela
prefeitura, onde preferencialmente optava pela contratação de
microempreendedores para o setor de transporte escolar.
Segundo o prefeito Dêva Pessoa, a decisão de licitar as
rotas individualmente possibilitou a participação direta dos proprietários dos
veículos no processo e desta forma a prefeitura não vai precisar de uma empresa
para intermediar todo o serviço. O gestor ressalta ainda a importância da
formalização destes proprietários, que além do transporte escolar podem usar
sua formalização para fazer outros trabalhos de transporte, gerando renda para
suas famílias e arrecadação para o município.
No entanto, a principal vantagem é a economia em relação ao
valor que estava sendo pago. “O transporte escolar é oneroso para nossas
condições, pois os recursos disponibilizados pelo Programa Nacional de Apoio ao
Transporte Escolar (Pnate) e Caminho da Escola, juntos, só pagam 20% do
serviço, obrigando a Prefeitura a bancar os 80% restantes. Agora vamos
economizar aproximadamente 35% do valor total, desonerando a prefeitura pelo
menos no quesito transporte escolar”, explica Dêva.
No ano de 2014, Tuparetama gastou com transporte escolar o
valor de R$ 693.809,88, sendo repassados R$ 69.380,98 por mês para a empresa
contratada à época administrar o serviço. Com o novo modelo de contratação esse
valor caiu para R$ 478.040,04 sendo dez meses de vigência e repasse de R$
47.804,44 por mês. Em números, a prefeitura irá economizar R$ 215.769,44 ao
longo dos dez meses letivos, mesmo o governo tendo concedido 10% de reajuste na
tabela.
Fonte: nilljunior.com.br
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