Reduzir acidentes que envolvem ciclistas é o objetivo da
campanha "Bicicleta Segura", lançada pela Sociedade Brasileira de
Ortopedia e Traumatologia (SBOT). Serão realizadas ações em todo o País nos
meses de novembro e dezembro, especialmente em grandes cidades. O foco é a
conscientização da população sobre a importância de valorizar a vida, com um
trânsito mais humano.
Folhetos educativos serão distribuídos em semáforos e locais
de grande circulação de pessoas. O conteúdo de toda a campanha destaca a
importância dos itens de segurança, como a utilização de capacetes,
cotoveleiras e joelheiras, e que o ciclista precisa respeitar as leis e os
regulamentos de trânsito, como sinalizar ao mudar de direção, não andar na
contramão e jamais utilizar as calçadas.
Manual do Ciclista - No dia 22 de setembro, o Ministério das
Cidades lançou a Cartilha do Ciclista, que reúne informações sobre a
legislação, sinalização, as diferentes vias que compõem a rede cicloviária da
cidade e regras de circulação e segurança.
"O ciclista deve estar consciente, andar protegido,
respeitar as regras e evitar andar nas calçadas. O ciclista pode ser vítima ou
causador de um acidente envolvendo um pedestre. Se quiser passar pela calçada
desmonte e leve a bicicleta andando. Dessa forma o ciclista passa a ter os
mesmos direitos e deveres dos pedestres", diz o presidente da SBOT, Marco
Antônio Percope.
Estatísticas - Dados da Companhia de Engenharia de Tráfego
de São Paulo revelaram que o número ciclistas mortos no trânsito se manteve
estável nos últimos cinco anos. "Não existem estatísticas nacionais, mas a
SBOT estima que no País este número deva estar em torno de 500 mortes
anuais", diz o coordenador nacional da campanha, Wagner Nogueira da Silva.
Silva diz que quem sobrevive ao acidente muitas vezes passa
a conviver com sequelas. "Muitas [sequelas] impedem a volta ao trabalho e
também a execução de tarefas básicas do dia a dia."
O material informativo ainda ressalta que o ciclista deve
dirigir sempre com cuidado, prestando atenção aos veículos maiores.
"Sinalize sempre os movimentos. Não ande em corredor para ônibus. Opte por
ciclovias e ruas menos movimentadas e aja como determina o Código Brasileiro de
Trânsito", alerta Silva.
O secretário-geral da SBOT, André Pedrinelli, acrescenta que
o ciclista precisa ver e ser visto, usar roupas claras e chamativas ou coletes
reflexivos, usar farol dianteiro e refletores laterais. “A bicicleta é um
veículo e como tal deve se comportar".
Fonte: www.blog.saude.gov.br
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