Descontos variam de 10% a 65%; percentual depende da faixa
de consumo de energia
Brasília – As
famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo
Federal têm direito à Tarifa Social de Energia Elétrica. O benefício, cujo
desconto no valor da conta de luz varia de 10% a 65%, pode ser requerido por
famílias com renda de até meio salário mínimo por pessoa ou que tenham algum
membro que receba o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social
(BPC).
Também podem pedir o desconto as famílias com renda mensal
de até três salários mínimos e que possuam membros portadores de doença ou
deficiência cujo tratamento médico demande o uso continuado de aparelhos com
elevado consumo de energia elétrica. Já as famílias indígenas e quilombolas com
renda por pessoa de até meio salário terão direito ao desconto de 100% na conta
de energia elétrica, até o limite de consumo de 50 KWh/mês.
O percentual é calculado com base no consumo mensal de
energia elétrica do domicílio. As famílias que gastam até 30 KWh recebem 65% de
desconto. De 31KWh a 100 KWh, o índice é de 40%. Para quem utiliza entre 101
KWh e 220 KWh, o desconto é de 10%.
Suporte – O
diretor do Departamento do Cadastro Único do Ministério da Cidadania, Walter
Emura, destaca a importância da Tarifa Social no suporte às famílias de baixa
renda. “Esse é um dos programas que busca combater a pobreza e auxiliar as
pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A tarifa é fundamental
para proteger essa camada da população”, enfatiza.
Para ter acesso ao benefício, é necessário estar com os
dados do Cadastro Único em dia. Para isso, basta comparecer ao Centro de
Referência de Assistência Social (Cras), portando o Cadastro de Pessoa Física
(CPF) e comprovante de residência.
Segundo Emura, manter o cadastro atualizado é fundamental
para que o governo consiga ampliar e melhorar os serviços sociais oferecidos.
“É importante que o cidadão atualize seu cadastro sempre que houver alguma
mudança, como composição da família ou renda mensal. Dessa forma, podemos
acompanhar as necessidades da população e melhorarmos nossos serviços”,
explica.
*Por Henrique Jasper
Fonte: mds.gov.br
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