SDS divulgou esquema de policiamento e demais operações que
garantirá a tranquilidade nos festejos juninos de 31 de maio a 30 de junho
Para garantir a animação dos 2,5 milhões de pessoas que vão
circular pelos arraiais juninos do estado, a Secretaria de Defesa Social de
Pernambuco (SDS) lançará 28.152 postos de trabalho de policiais e demais
servidores das forças de segurança durante o período de um mês de festejos. A
Operação São João 2019 começa já na próxima sexta-feira (31/05) e prossegue até
30 de junho. Os detalhes do reforço do efetivo foram divulgados em entrevista
coletiva nesta quarta (29/05), com o secretário Antonio de Pádua.
O trabalho dos servidores da Polícia Militar de Pernambuco
(PMPE), Polícia Civil (PCPE), Corpo de Bombeiros Militar (CBMPE), Gerência
Geral de Polícia Científica (GGPOC) se dará de maneira integrada com outros
órgãos estaduais, municipais e federais, com o objetivo de reduzir os crimes
contra a vida, as mortes e lesões no trânsito, os crimes contra o patrimônio,
assim como os acidentes com fogos de artifícios e fogueiras.
“Esse planejamento, que envolve tantos atores da segurança
pública, ocorre com meses de antecedência justamente para manter o clima de paz
social e a alegria característicos das festas de São João. Aproximadamente 600
festas e eventos serão atendidos pela SDS, com emprego de policiamento Civil e
Militar e Corpo de Bombeiros. Justamente pra atender essa demanda que
descentralizamos os centros de comando e controle para os municípios de Caruaru
e Serra Talhada, assim como vamos implantar delegacias móveis e estandes do
Alerta Celular nos principais polos de festas”, explica o secretário.
Do total de postos de trabalho ativados para o São João em
2019, 17.290 são da PMPE, 4.457 integram a PCPE, fazem parte do 5.621 CBMPE,
431 são da Corregedoria Geral da SDS, 288 vêm da GGPOC e 65 do Grupamento
Tático Aéreo (GTA). Os recursos extras empregados na operação, para o pagamento
de diárias dos servidores, são da ordem de R$ 2,5 milhões.
As câmeras auxiliarão o policiamento também no Recife e, no
interior, em Arcoverde e Petrolina. Para acionar as equipes que estão em campo
durante os eventos dessas cidades, funcionarão mais dois Centros Integrados de
Comando e Controle, além do de Caruaru: um no Recife e outro com base em Serra
Talhada, respectivamente.
Casos de menor potencial ofensivo, como furto ou perda de
documentos, podem ser registrados na Delegacia pela Internet, nos sites
www.sds.pe.gov.br ou www.policiacivil.pe.gov.br.
ALERTA CELULAR –
O público de Caruaru, de Gravatá e do Recife poderá se cadastrar no programa
Alerta Celular. Nos municípios do Agreste, haverá equipes da SDS nos respectivos
Pátios de Eventos, enquanto na capital o atendimento se dará no Sítio da
Trindade. O horário nesses locais será das 18h às 2h, no período de 22 a 24/06.
Registrando o IMEI do telefone no sistema da SDS e fazendo o
boletim de ocorrência na delegacia mais próxima, o cidadão tem a chance de
recuperá-lo caso seja vítima de roubo ou furto. Nas abordagens a suspeitos,
policiais consultam o número do IMEI e, se o aparelho encontrado estiver com
alerta de roubo no sistema, é possível devolvê-lo ao verdadeiro dono.
Fonte: Blog do Nill Júnior
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