Desde o início da gestão,
cobranças têm sido feitas em relação às ações do governo Raquel Lyra, tanto por
parte da comunidade quanto da população. Mário Viana Filho destacou que
compreende a legitimidade dessas cobranças, desde que tenham a intenção de
contribuir efetivamente para a melhoria da região. No entanto, ele ressaltou
que algumas cobranças tendem a exagerar e a culpar unicamente a Governadora por
todos os desafios enfrentados.
Durante a entrevista, Mário
compartilhou sua perspectiva sobre as expectativas da população em relação à
resolução rápida de problemas complexos. Ele enfatizou que muitos dos desafios
enfrentados pelo governo têm raízes que se estendem por décadas, o que exige um
esforço contínuo para sua resolução. “Algumas pessoas têm a expectativa de que
a governadora deveria ter resolvido tudo até agora. Essa é uma visão que
algumas pessoas não conseguem entender”, afirmou Mário.
Um dos problemas graves da região
é o estado precário das estradas, e Mário citou um exemplo para ilustrar o
desafio enfrentado pelo governo. Ele disse que conversou com o Secretário de
Infraestrutura, Evandro Avelar, que revelou que seriam necessários R$ 7 bilhões
para resolver completamente a situação das estradas de Pernambuco.
Mário informou que acompanhou
nesta quarta-feira (16), a visita do engenheiro do Departamento de Estradas e
Rodagens de Pernajbuco (DER-PE), Luís Castro, no início do serviço de
tapa-buracos na PE-320, que liga Tabira a Afogados da Ingazeira. .“Após essa
etapa, seguirão para Serra Talhada para a conclusão da estrada até lá,
abrangendo todo o trecho da PE-320. Vistoriamos também na PE-320 o trecho que
liga São José do Egito a Tabira que já foi concluído”, informou. Ainda informou
que fizeram uma visita a PE-304, que liga a cidade de Tabira a Água Branca, na
Paraíba, para análise do engenheiro e solicitação de reparo na via.
Mário também informou que a
operação tapa-buracos já foi realizada em Santa Terezinha e Ingazeira. Quanto à
PE-309 que liga Tabira a Solidão, estou feliz em informar que a equipe do DER.
Já está analisando os custos para o início dos trabalhos de recuperação e
tapa-buracos nessa estrada”, informou.
Ele destacou a complexidade de
iniciar e concluir obras públicas em nível estadual ou federal. Ele
compartilhou detalhes sobre a Estrada de Ibitiranga, que demandaria R$ 17
milhões para a conclusão, sendo que apenas uma pequena parte desses recursos
foi efetivamente alocada. Ele enfatizou a importância da priorização, dado o
orçamento limitado disponível para as várias obras e ações necessárias.
“No entanto, temos duas boas
novidades em relação à obra de Ibitiranga. A primeira é o resultado de nossa
perseverança, com todos os pedidos e conversas realizados. Inclusive,
dialogamos com a própria governadora e com o Secretário de Infraestrutura, além
do Prefeito Sandrinho e o Ministério Público, encabeçado pelo Dr. Lúcio. Graças
a esses esforços, conseguimos a novidade de que a Estrada de Ibitiranga está
entre as primeiras obras a serem retomadas com urgência”, informou Mário.
“Agora, sobre o trecho e os
detalhes da obra, posso compartilhar o que sei. O projeto envolve a conclusão
do primeiro trecho até Ibitiranga, com um investimento estimado de R$ 5
milhões. Inicialmente, a ideia é finalizar essa parte da estrada até a ponte em
Ibitiranga.
Posteriormente, continuaremos a lutar para estender a obra até Novo Pernambuco”, completou.
Mário também abordou o projeto
“Janelas para o Rio Pajeú”. Ele explicou que o projeto já passou por diversas
etapas, incluindo visitas de engenheiros e avaliações, e agora aguarda a
aprovação do Banco Mundial. O projeto, com um valor estimado em mais de R$ 8
milhões, trará benefícios significativos para a população de Afogados da
Ingazeira.
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