26/07/2012

SITE SAOJOSEDOEGITO.COM LANÇA ENQUETE SOBRE CANDIDATOS A PREFEITO DE SÃO JOSÉ DO EGITO


Resolução 23.364/2011 do TSE permite a prática de sondagem nas eleições de 2012.
O saojosedoegito.com lança hoje uma enquete sobre a escolha dos candidatos a prefeitos de São José do Egito nas eleições de 2012.

De acordo com a resolução do Tribunal Superior Eleitoral nº 23.364/2011 , de 17/11/2011 as pesquisas de opinião sobre as eleições ou sobre candidatos que serão publicadas neste ano devem ser registradas até cinco dias antes da divulgação dos resultados. A exigência é antiga, estabelecida pelo artigo 33 da Lei nº 9.504/1997 , mas foi detalhada recentemente.

O registro de pesquisas nas eleições de 2012 deverá ser feito pelo Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle) . Esse registro somente será aceito pela internet, feito pelas entidades e empresas que realizarem pesquisas de opinião pública relativas às Eleições 2012. Com o uso da web para o cadastro, a pesquisa poderá ser registrada em qualquer horário, independentemente do horário de funcionamento do Cartório Eleitoral.

A Resolução 23.364 também define, no seu artigo segundo, os procedimentos para enquetes e sondagens, muito comuns nos sites de internet. Elas não necessitam de registro desde que obedecidas as condições abaixo:

Art. 2º Não estão sujeitas a registro as enquetes ou sondagens.

§ 1º Na divulgação dos resultados de enquetes ou sondagens, deverá ser informado que não se trata de pesquisa eleitoral, prevista no art. 33 da Lei nº 9.504/97, e sim de mero levantamento de opiniões, sem controle de amostra, o qual não utiliza método científico para a sua realização, dependendo, apenas, da participação espontânea do interessado.

§ 2º A divulgação de resultados de enquetes ou sondagens sem os esclarecimentos previstos no parágrafo anterior constitui divulgação de pesquisa eleitoral sem registro e autoriza a aplicação das sanções previstas nesta resolução.

Genarks Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Veja Também