24/06/2013

AGRICULTORES COMEMORAM 50 ANOS DE SINDICATO

Tempos difíceis os da criação do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Afogados da Ingazeira. Pernambuco e o Brasil viviam uma convulsão social por reformas de base. Em Pernambuco, o então Governador Miguel Arraes dava os primeiros passos para estabelecer o célebre “acordo do campo”, que dava mais garantias trabalhistas aos rurais.

Criado em 22 de Junho de 1963 e reconhecido pelo Ministério do Trabalho seis anos depois, o STR completou cinquenta anos de história no último sábado. A luta por justiça no alistamento das antigas frentes de emergência – até o início dos anos 80, mulheres não tinham direito a participar e os trabalhadores eram indicados pelos fazendeiros – e a inserção do movimento na luta política, foram algumas das ações pioneiras que tornou o STR de Afogados referência no Estado. Daqui saiu um dos Presidentes da FETAPE, o líder sindical Antônio Marques dos Santos, cujo pai, Luiz Marques dos Santos, foi fundador do Sindicato e hoje dá nome a nova sede social da entidade.

Durante o evento, o salão de reuniões da entidade foi batizado com o nome de Dom Francisco Austregésilo de Mesquita. Foram homenageados ex-dirigentes, sócios históricos e funcionários que ajudaram a construir essa trajetória. O Prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, foi um deles. “Eu comecei a minha vida profissional como estagiário do sindicato. Aqui aprendi a importância da organização do povo,” relatou Patriota, emocionado ao receber duas placas de homenagem, como ex-funcionário e como Prefeito, durante a solenidade. Patriota fez questão de homenagear seus antigos companheiros, relatando as dificuldades pelas quais passavam. “Hoje é muito fácil se manifestar. Vivemos em uma democracia plena. Naquela época, fui preso apenas porque pintei nos muros que o povo estava com fome. Se não fosse Dom Francisco, talvez não tivesse conseguido ser solto”, finalizou Patriota.

“No inícios dos anos 80 começamos a ver a importância de termos uma voz na câmara, de participarmos da política partidária. Vivíamos tempos difíceis, de ditadura. Em 82 conseguimos eleger Patriota, o primeiro vereador pelo movimento sindical. Temos muito orgulho em tê-lo hoje como nosso Prefeito,” afirmou Antônio Marques.

Participaram das festividades, o Deputado Estadual Manoel Santos; o Bispo Diocesano Dom Egídio Bisol; o Presidente Estadual da CUT – Central Única dos Trabalhadores, Carlos Veras; o Diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Agricultura (Contag), Aristides Veras; os Vereadores Augusto Martins e Zé Carlos, funcionário do Sindicato, da FETAPE, e também homenageado. Mais cedo, os trabalhadores participaram de uma celebração eucarística na Catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios.


Fonte: Assessoria de Comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Postagens mais visitadas

COLABORADORES

Clique no link abaixo.