03/07/2013

REFEIÇÃO COM PEIXE FRITO É ELEITA A MAIS PREJUDICIAL À SAÚDE

Um prato com peixe frito tem em sua composição gordura trans em quantidade suficiente para ser consumida por uma pessoa em duas semanas, em apenas uma porção, e foi eleito a pior refeição dos Estados Unidos nesta terça-feira (2) por um grupo de defesa do consumidor.

A refeição big catch, vendida na rede de fast-food Long John Silver’s, contém 33 gramas de gordura trans e 3.700 mg de sódio, informou o CSPI (Centro para a Ciência no Interesse Público).

As pessoas devem se limitar a ingerir até dois gramas de gordura trans por dia, de acordo com a Associação Americana de Cardiologia, e a maioria das pessoas deve ingerir até 1.500 miligramas de sódio por dia, explicou o Instituto de Medicina.

De acordo com o diretor executivo do CSPI, Michael Jacobson, a refeição Big Catch do Long John Silver’s merece ser “enterrada a 20.000 léguas submarinas”.

— Esta companhia está pegando peixes completamente saudáveis e sepultando-os em uma grossa crosta de massa de gordura parcialmente hidrogenada. O resultado? Um ataque cardíaco.

O peixe é frito em óleo de soja parcialmente hidrogenado e vendido com anéis de cebola e “hush puppies”, bolinhos fritos feitos com massa, farinha de milho e cebola.

Sua contagem total de calorias é baixa para uma refeição de fast-food – apenas 1.320, segundo o CSPI.

Mas a gordura trans está presente em uma quantidade alarmante, o dobro da encontrada no pior prato do KFC, que tinha 15 gramas de gordura trans antes que uma ação judicial do CSPI de 2006 obrigasse a rede de fast-food a parar de utilizar óleo parcialmente hidrogenado.

O presidente do departamento de nutrição da Escola de Saúde Pública de Harvard, Walter Willett, a gordura trans proveniente de óleo parcialmente hidrogenado é uma substância prejudicial única que aumenta o colesterol ruim, diminui o colesterol bom e prejudica as células que revestem os vasos sanguíneos.

— Poderia ter explicação utilizar óleo hidrogenado na década de 1980, antes que a nocividade da gordura trans fosse descoberta, mas não agora.

A rede Long John Silver lançou o “Big Catch” em maio, descrevendo o prato como “o maior peixe que já oferecemos, pesando 7-8 onças de um Haddock 100% premium capturado nas águas geladas do Atlântico Norte”.

Mas essa afirmação não condiz com a análise dos inspetores do CSPI, que encontraram “uma média de cerca de quatro onças e meia de peixe e quase três onças de massa encharcada de óleo”.

Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Postagens mais visitadas

COLABORADORES

Clique no link abaixo.