30/10/2013

SERTÃO DO PAJEÚ RECEBE PROGRAMA DE VOLUNTÁRIOS ESTRANGEIROS DA PEPSICO

Executivos de diferentes países trabalhando como voluntários no apoio às necessidades reais de comunidades ao redor do mundo. Em suma, é esta a proposta do PepsiCorps, programa de voluntariado corporativo internacional da líder mundial  de alimentos e bebidas Pepsico. Desde a última segunda-feira (21), quatro funcionários da multinacional vêm contribuindo com o trabalho realizado pela ONG Diaconia junto a famílias agricultoras do município de Afogados da Ingazeira, no sertão do Pajeú pernambucano, área de atuação da entidade. Alison Woods, Cyril Wallace, Matt Gould e Seckeita Lewis, que atuam nas divisões de marketing e vendas da Pepsico em regiões dos Estados Unidos e Canadá, estão conhecendo in loco as complexidades relacionadas à comercialização e conscientização quanto ao consumo de alimentos orgânicos. O quarteto contribuirá na elaboração de estratégias de marketing voltadas a promoção do consumo de produtos agroecológicos.

“A ideia do programa é colaborar com a ONG Diaconia, e com as famílias agricultoras agroecológicas apoiadas pela instituição, pensando estratégias de marketing e comunicação voltadas à melhoria da eficiência da comercialização de produtos orgânicos e da conscientização de pessoas que consomem esses alimentos. Além disso, também faz parte do programa capacitar a equipe técnica da ONG com formação nessa área”, explica a assessora político pedagógica da entidade no Sertão do Pajeú Ita Porto (foto, ao centro).

Com o objetivo de obter mais subsídios para a construção de um plano de marketing e comunicação alinhado às reais necessidades locais, o grupo fez uma visita de campo às propriedades de famílias agricultoras. “A equipe (de voluntários) está extremamente honrada e animada em trabalhar com a Diaconia. A organização está fazendo um trabalho extremamente importante e estamos dedicados a entregar um projeto que irá apoiar e elevar seus esforços”, afirmou Seckeita Lewis, gerente sênior da divisão de marketing multicultural da Pepsico em Plano, cidade do estado norte-americano do Texas.  

A promoção do PepsiCorps no Brasil conta com o apoio da ONG CDC Development Solutions, contratada pela PepsiCo para a realização do programa no âmbito nacional. Ao todo, são oito pessoas, entre homens e mulheres, divididas em duas equipes de voluntários formadas por quatro pessoas. O primeiro grupo acompanha os trabalhos da Diaconia. Já o outro, formado por voluntários do Egito, dos Estados Unidos e da Índia, trabalhará em parceria com o escritório do Projeto Dom Helder Câmara (PDHC). O programa encerra-se para ambas as equipes no dia 15 de novembro.

De acordo com o diretor executivo da Diaconia, Pr. Armindo Klumb, a experiência do intercâmbio traz espaços para a troca de saberes. “O voluntariado que nos está sendo oferecido pela CDC ajudará na avaliação das ações que temos empreendido junto às famílias que participam dos projetos que desenvolvemos na região do Pajeú. Além disso, é uma oportunidade de formação para a equipe da Unidade Territorial, e abrirá portas para mantermos uma relação de cooperação no futuro”, afirma.

PepsiCorps - Realizado em diversos países, o programa envia anualmente uma equipe de oito funcionários da multinacional (selecionados através de um processo interno de candidatura), apresentando-lhes desafios do “mundo real” no qual possam aplicar seus conhecimentos e competências em projetos que beneficiem comunidades ao redor do mundo. Ao fim do programa, os funcionários saem com habilidades de liderança e conhecimentos avançados em desafios sociais de todo o mundo. “Através deste projeto, esperamos desenvolver os líderes do amanhã, fortalecendo habilidades como flexibilidade, adaptabilidade e resiliência entre os participantes. Sem limites quanto a fronteiras geográficas, o PepsiCorps encoraja os participantes a assumirem uma mentalidade global e adaptável, trabalhando criativamente em regiões com recursos escassos", resumiu o vice-presidente sênior de gestão de talentos e desenvolvimento da PepsiCo, Sergio Ezama.

Todos os anos, cada organização recebe até quatro voluntários corporativos por projeto, que inclui habilidades como Marketing, Recursos Humanos, Gestão de Projetos, Finanças, Compras, Vendas, Planejamento Estratégico, Gestão de Clientes, Plano de Negócios e Consultoria de Gestão. Entre duas e três organizações são selecionadas por região.

Fonte: Assessoria de Comunicação ONG Diaconia no Sertão do Pajeú

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