Afinal, qual o significado de nós, seres humanos que estamos no alto sertão do pajeú em especial nas cidades de Tabira, Solidão, São José do Egito, Santa Terezinha, Tuparetama, Brejinho e Itapetim? A esperança que nós tínhamos e que era alimentada todos os dias por pronunciamentos extraordinários, fotos e previsões de que daqui a pouco as águas do velho chico chegaria em nossas torneiras. Que enganação. Mais uma vez nos passaram as pernas e ao que parece as autoridades dos municípios que serão prejudicados certamente calarão de novo. As águas do velho chico chegou a Serra Talhada passou por Calumbi, Flores, Carnaíba e por fim a Afogados da Ingazeira e lá foi decretado o fim de seu percurso.
Porque mentiram tanto? porque nos encheram de tanta esperança? Quantas e quantas vezes, o Sr. Fernando Bezerra Coelho foi aos jornais dizer que iria dar a ordem de serviço da segunda etapa desta adutora que LEVARIA água até Taperoá no vizinho estado da paraíba. Fomos enganados de novo. O que se diz no momento é que esta água virá da captação na cidade de sertânia quando UM DIA não se sabe QUANDO as águas do velho chico passar por lá na transposição que não anda.Tuparetama e São José do Egito foram socorridas pela adutora do rosário. E as outras? Fica o sentimento de que se Afogados da Ingazeira ficasse localizada depois de Brejinho seríamos todos beneficiados. É chegada a hora de todos nós que fomos aos palanques e nas casas de nossos munícipes prometer fazer o melhor por todos, de juntarmos nossas reivindicações e fazer valer nossa voz.
Falem Prefeitos, gritem, exijam, protestem pois o povo vai estar ao seu lado. Se não bastasse o problema de água, o governo estadual gasta milhões e milhões na construção de uma UPA-E em Afogados da Ingazeira e mais milhões serão gastos em equipamentos. Não seria mais prudente o estado assumir a CLIPSI e fazer de lá um centro de referência na região? Não que Afogados não mereça tal empreendimento, mas por lá já existe um hospital regional bancado pelo estado além de um centro médico bastante avançado. Nós é que não temos nada. Certo dia até a barragem da Ingazeira, o presidente da Amupe quis barrar para proteger Brotas. Se faz necessário que nossos gestores se unam e falem em um único tom. Basta de exclusão. O povo agradece.
Fonte: Pajeú da Gente por Flávio Jucá
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário.