Recife, 14 de novembro de 2013 – A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) está promovendo a instalação de sete sistemas solares fotovoltaicos de bombeamento de água em poços da Zona Rural do município de Serra Talhada. A concessionária fará a instalação de sistemas de bombeamento associados a painéis fotovoltaicos, que transformam a luz solar em energia elétrica suficiente para operação das bombas. A água será armazenada nos reservatórios de 10 mil litros para aproveitamento do recurso quando não houver sol.
A ação faz parte do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), regulado pela ANEEL, e compõe o projeto que vem sendo desenvolvido há alguns meses pela Celpe em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), a Secretaria de Recursos Hídricos e Energia do Governo do Estado (SRHE) e o Centro Brasileiro de Energia e Mudanças Climáticas (CBEM).
A finalidade do P&D é provar a viabilidade técnica e comercial de sistemas bombeamento compostos por equipamentos nacionais associados a módulos fotovoltaicos e depois disponibilizar o estudo para ser replicado pelo Governo ou por qualquer pessoa que deseje realizar futuras instalações. Estão sendo investidos 890 mil em todo o processo.
Após a instalação dos sistemas, com conclusão prevista para o final do mês de janeiro, e início do bombeamento, o moradores da região poderão aproveitar a água disponibilizada sem necessitar do uso de combustíveis ou da rede elétrica de distribuição, já que o abundante recurso solar da região é renovável e pode ser utilizado sem restrições.
Durante os primeiros meses de operação, uma equipe permanecerá monitorando o funcionamento das instalações, para analisar possíveis pontos de melhoria e realizar a manutenção, caso necessário.
“Com a utilização de equipamentos nacionais associados ao sistema fotovoltaico, será possível capacitar os técnicos que trabalham com sistemas de bombeamento para operação e manutenção, com facilidade de reposição de peças”, afirmou o gestor de Eficiência Energética da Celpe, Daniel Sarmento.
Fonte: Assessoria de Imprensa Celpe
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário.