14/11/2013

EMPRESÁRIOS E CONTADORES DE PETROLINA TIRAM DÚVIDAS SOBRE SISTEMA DE ABERTURA DE EMPRESAS

O presidente da Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe), Lula Cabral, apresentou em Petrolina (São Francisco), nesta quarta-feira, dia 13 de novembro, a Rede para a Simplificação de Registro e Legalização de Empresas e Negócios – REDESIM/PE. O encontro aconteceu no auditório do Sebrae e contou com empresários e contadores interessados em conhecer e tirar as dúvidas sobre a nova ferramenta.

A REDESIM foi criado para facilitar a vida de quem pretende abrir um dar baixa em uma empresa no Estado. Atualmente 25 cidades da Região Metropolitana do Recife e do interior estão interligadas pela ferramenta, mas a meta da Junta é ampliar cada vez mais esse número.

“A REDESIM veio para facilitar a vida de quem quer investir em Pernambuco. O sistema é uma ferramenta que veio ajudar também os profissionais responsáveis pela abertura de empresas. É um incentivador da abertura de novos negócios para Pernambuco”, ressaltou Lula Cabral. Antes o prazo para abertura de uma empresa era de até 90 dias. Com o REDESIM, esse prazo caiu para apenas 9 dias e a meta do órgão é chegar em abril de 2014 com uma nova empresa podendo ser formalizada em 72 horas. Para acessar o sistema basta entrar no site da Jucepe (www.jucepe.pe gov.br).

Lula Cabral destacou ainda que o REDESIM será parâmetro para a América Latina. Isso porque, este mês, as soluçôes desenvolvidas pela Jucepe foram premiadas pelos Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID que vai divulgar a experiência da Junta pernambucana em todo o continente.

 “A Junta Comercial se modernizou. Capacitamos os funcionários, fizemos concurso publico, hoje temos técnicos capacitados, Estamos muito felizes porque sabemos que Pernambuco está no rumo de ter uma excelência de prestação de serviços. Para mim é uma honra estar à frente da Jucepe nesse momento ímpar vivido pela autarquia”, assinalou o presidente Lula Cabral, destacando a importante da parceria com o Sebrae/PE nesse processo de implantação da REDESIM/PE.

A analista do Sebrae Petrolina, Maria Regina de Santana, também gestora do programa Territórios de Cidadania do Sertão do São Francisco, frisou a importância do REDESIM na desburocratização para a abertura e baixas de empresas. Ela afirma que, em Petrolina, a própria Prefeitura tem tido um grande interesse em colocar em pratica a Lei Geral com a interligação do sistema a fim de beneficiar os novos empreendedores.

“Temos tido um trabalho enorme buscando a implementação da Lei Gera, que por sinal o município de Petrolina já implementou, e isso tem ajudado a vida dos empreendedores para que eles estejam abrindo empresas e saindo da informalidade, mas de uma forma que se sintam satisfeitos em estar empreendendo no município”, analisou a gestora.

Por outro lado, Regina afirma que os interessados em empreender em Petrolina não terão mais desculpa e nem dificuldades para abrir sua empresa na cidade. Ela destaca que, muitas vezes, os interessados saiam de Petrolina e iam para Juazeiro/BA, que faz divisa com Petrolina, para fugir da burocracia e isso ocasionava perda para o município e para o estado na questão de arrecadação.

“Era muito cômodo não conseguir aqui e ir pra Juazeiro abrir uma empresa lá, mas a Prefeitura Municipal tem feito esse esforço e chegado até o Sebrae de forma espontânea, pedindo todo o apoio que a gente possa dá para que essas questões estejam resolvidas. Todos os órgãos da Prefeitura estão envolvidos e empenhados em realmente melhorar a abertura e baixa das empresas no município”, enfatizou Regina.

Fonte: MG Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Postagens mais visitadas

COLABORADORES

Clique no link abaixo.