O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB/PE) alertou, durante pronunciamento nesta quarta-feira (20), na tribuna da Câmara, para gravíssima situação que o Nordeste vem passando em relação ao baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas, podendo gerar dificuldades de suprimento de energia para região e criticou o governo federal pela falta de planejamento para tentar amenizar a situação.
“A população brasileira aguarda, ansiosamente, que o governo federal se pronuncie a respeito das dificuldades com a geração de energia elétrica, pois as hidrelétricas correm o risco de parar por falta d’água. Não se tem como confiar na sorte sempre, nem como ficar aguardando chuvas sem que se tome qualquer medida preventiva. Nós vamos ter apagões diários e não é possível que a presidente Dilma Rousseff não esteja a par da gravidade dessa situação”, alertou Patriota.
E reitera: “A presidente Dilma, que foi ministra das Minas e Energia, e que conhece bem o setor, já deveria ter acionado um plano de racionamento, desde que as usinas termelétricas não têm capacidade de substituir plenamente as hidrelétricas. Estamos chegando agora a um nível de desespero, mas a inércia é a mesma. Porque o governo federal está sempre à espera de um milagre, uma solução que caia literalmente do céu”.
Para Patriota o Nordeste teria de ter, urgentemente, um plano de racionamento, em função da paralisação de suas turbinas nas usinas hidrelétricas.
De acordo com o parlamentar, na região Nordeste, por exemplo, a energia elétrica já está vindo de outras regiões, através do sistema integrado, tendo em vista que os reservatórios se encontram praticamente vazios, com apenas 22,78% de sua capacidade.
Fonte: Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário.