A fruta é uma das principais culturas agrícolas do município, e os produtores estão animados com a expectativa de uma boa safra ainda em 2013
Os agricultores de Riacho das Almas estão bastante otimistas com a expectativa positiva da safra de abacaxi no município. A fruta, que é uma das principais culturas agrícolas da região, tem previsão de lucros na colheita acima da média esperada pelos produtores do município.
De acordo com a Secretaria de Agricultura de Riacho das Almas, no município existem aproximadamente 150 produtores de abacaxi, que juntos estão cultivando aproximadamente 1,8 milhão de pés da fruta. De acordo com o zootecnista da Secretaria de Agricultura de Riacho das Almas Abelardo Gomes, o sucesso da produção se deve especialmente ao solo de terra vermelha, que é o mais adequado para o cultivo do abacaxi: “A terra vermelha contém mais potássio, zinco e fosfato, que são as principais fontes de vitaminas para o desenvolvimento saudável do abacaxi”, explicou.
No município, a maior concentração de lavouras de abacaxi está localizada nos sítios Salgado, Guaritas, Bandeira, Chambá e Pé de Serra.
O agricultor Cícero Manoel da Silva cultiva abacaxi há 10 anos. Na safra de 2013, ele espera lucrar os 90 mil pés que plantou: “A gente espera 18 meses para a colheita, e esse ano foi bom demais, porque choveu justamente na época em que a lavoura mais precisava. O abacaxi é muito melindroso, e se chover demais ou ficar muito seco, a lavoura se perde. Graças às chuvas de novembro e abril, a minha colheita vai ser boa”, comemorou.
Os abacaxis produzidos em Riacho das Almas são vendidos especialmente em feiras livres, na Central de Abastecimento de Caruaru (Ceaca) e para produtores de polpas de frutas da região.
Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Riacho das Almas
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário.