09/06/2014

BREJINHO PLANEJA O SEU 1º FÓRUM DO “SELO UNICEF” E INSTALAÇÃO DE NÚCLEO ADOLESCENTE

O 1º Fórum Comunitário e o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) são ações obrigatórias na luta pela obtenção do “Selo UNICEF – Município Aprovado 2013-2016”

Por Assessoria de Comunicação do “Selo UNICEF – Município Aprovado 2013-2016” em Brejinho – PE

Num encontro que teve como principal marca a forte presença de adolescentes, a Comissão Intersetorial pelos Direitos da Infância e Adolescência de Brejinho – PE planejou dois passos obrigatórios na corrida pela obtenção do “Selo UNICEF – Município Aprovado 2013-2016”: o 1º Fórum Comunitário e o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA). O encontro aconteceu nesta quinta-feira (05), no auditório da Secretaria Municipal de Ação e Desenvolvimento Social.

No encontro, Felizardo Alves, articulador do Selo UNICEF em Brejinho, apresentou, em primeira mão, a linha de base do Município para os membros da Comissão. Trata-se de um documento que apresenta o atual perfil de Brejinho para o UNICEF. Os presentes chegaram à conclusão de que um dos principais gargalos no Município ainda é a gravidez na adolescência. “Das 129 crianças nascidas em 2011, 31 foram concebidas por meninas que têm entre 10 e 19 anos; a sexualidade precoce dos jovens brejinhenses é algo muito preocupante”, destacou o articulador.

Mais conscientes sobre a atual situação das crianças e jovens brejinhenses, os membros da Comissão passaram a planejar os detalhes de realização do 1º Fórum. Até o momento, a data mais provável para a realização deste evento é 28 de julho de 2014. O objetivo do evento é reunir todos os atores municipais envolvidos com a luta pelos direitos da infância e adolescência para diagnosticar os problemas vivenciados hoje e propor as soluções para esses problemas nos próximos dois anos.

Já para o NUCA, ficou acertado que este deve trabalhar com a missão de desenvolver nos adolescentes, ao longo de 20 oficinas diferentes, as chamadas “competências para a vida”. A moderadora do NUCA, a adolescente Maria Janaíres do Nascimento, lembrou que o grupo poder ser formado por jovens que já fazem parte de outros grupos. Ela também planeja levar as oficinas do NUCA para os povoados e para a zona rural de Brejinho. As atividades nas oficinas do NUCA deverão incluir: rodas de debate, palestras, oficinas musicais, cineclube, participação nas campanhas do Selo UNICEF, trabalhos de comunicação, levantamento de dados sobre a realidade das crianças e adolescentes brejinhenses, mapeamento de oportunidades e tarefas práticas nas ruas.

O 1º Fórum Comunitário e o NUCA são ações de participação social obrigatórias e, portanto, eliminatórias. O Município que as não realizar estará fora da corrida pela certificação internacional conhecida como “Selo UNICEF – Município Aprovado 2013-2016”.


Texto: Felizardo Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Postagens mais visitadas

COLABORADORES

Clique no link abaixo.