Com o apoio da Delegação da União Europeia no Brasil, a Amupe lançou esse ano o Projeto Transparência e Participação Social na Gestão Pública Local – Gestão Cidadã, que tem como principal objetivo contribuir para a consolidação de gestões locais democráticas que atendam aos interesses públicos e atuem de forma transparente e inclusiva.
Foram selecionados para participar do projeto 16 Municípios,
que formaram o Grupo Regional do Sertão (Santa Cruz da Baixa Verde, Calumbi,
Carnaíba, Flores, Solidão e Tabira) e o Grupo Regional do Agreste (Caruaru,
Águas Belas, Bezerros, Cumaru, Cupira, Gravatá, Machados, Quipapá, Surubim,
Toritama). Durante o processo de seleção foram detectados Municípios com
capacidades instaladas para colaborar com os demais, devido às suas práticas
inovadoras no tema. Optou-se, então, por criar a categoria de “Município
Colaborador”, que foi formada por Igarassu e São Bento do Una.
Após a finalização do processo seletivo de Municípios
parceiros, foram contratados dois Agentes Regionais, para atuarem como pontos
focais da AMUPE em cada um dos Grupos Regionais. Os agentes Eliane Rocha
(Sertão) e Anderson Moreira (Agreste) tem como principal função apoiar a AMUPE
e os Municípios parceiros na execução das atividades do Projeto. Cada prefeitura
também indicou um Agente Ponto Focal para se responsabilizar pelo
desenvolvimento das atividades nos seus respectivos Municípios.
Nos meses de agosto, setembro e outubro, uma equipe de
consultores, com apoio dos Agentes Locais, realizou um diagnóstico local
apurado de cada Município parceiro, para compor a Linha de Base do Projeto –
documento de apoio para o monitoramento e acompanhamento de resultados
alcançados ao final do cronograma de ações.
Foram realizados mapeamentos locais de estruturas e canais de
participação e transparência já estabelecidas nos territórios, por meio do
levantamento de informações e análise do grau de participação da sociedade na
administração pública local, dos tipos de canais controle social já atuantes,
grau de transparência das prefeituras, entre outros pontos importantes.
Nos dias 28 e 29 de novembro serão realizadas as Oficinas de
Pactuação Metodológica, sendo uma em cada Grupo Regional. Esse será o primeiro
encontro técnico entre parceiros no âmbito do projeto e terá como objetivos
firmar o compromisso de apoio com os(as) gestores(as) locais, apresentar o
conteúdo do projeto e a metodologia de trabalho, estabelecer conjuntamente um
cronograma de atividades e as cidades onde serão realizadas as oficinas,
apresentar os dados municipais levantados na linha de base e formar os Grupos
de Trabalho Municipais (GT).
Estão sendo convidados para esse encontro autoridades
locais, servidores públicos do governo local de diversas pastas, vereadores
(as) e representantes da sociedade civil organizada dos Municípios parceiros.
Nesse momento, também será lançado o Guia Metodológico do Projeto Gestão
Cidadã, uma publicação voltada ao esclarecimento dos participantes diretos e
indiretos sobre toda a metodologia, objetivos, atividades a serem realizadas,
resultados esperados e cronograma de ações, além de uma explanação teórica da
temática a ser trabalhada. Servirá também como material de replicação para
outras associações municipais que desejarem implementar ação semelhante.
Confira abaixo as localizações e a programação das Oficinas
de Pactuação Metodológica do Agreste e do Sertão:
AGRESTE
Data: 28/11
Horário: 8h às 16h
Local: Caruaru (Campus 1 da Faculdade ASCES – Av. Portugal,
584)
SERTÃO
Data: 29/11
Horário: 8h às 16h
Local: Santa Cruz da Baixa Verde (Escola Santa Cruz – Rua
José Augusto dos Santos Diniz, 189)
PROGRAMAÇÃO GERAL
8:00 – Recepção e
Credenciamento
8:30 – Mesa de
Abertura com as boas vindas do Prefeito anfitrião e assinatura dos Termos de
Compromisso pelas autoridades
9:30 – Palestra:
O Contexto Atual e seus Impactos sobre os Municípios: Desafios e Oportunidades
para uma Gestão Cidadã
11:00 – Um Olhar
Inicial sobre Participação e Transparência na Gestão Pública no Território:
Compartilhando Informações da Linha de Base
12:00 – Almoço
13:30 –
Explanação sobre o Projeto Gestão Cidadã: objetivos, atividades e resultados
esperados
14:30 – Formação dos Grupos de Trabalho Municipais
(GT)
15:30 – Pactuação
do cronograma de atividades do projeto
16:00 –
Encerramento (Foto oficial)
Dúvidas:
Assistente do Projeto – Verônica Ribeiro: gestaocidada@amupe.org
Agente Regional Grupo de Municípios do Agreste – Anderson
Moreira: gestaocidadasertao@amupe.org
Agente Regional Grupo de
Municípios do Sertão – Eliane Rocha: gestaocidadaagreste@amupe.org
Fonte: www.amupe.org
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