O vírus de febre amarela nunca deixou de circular no Brasil na forma silvestre. A cada ciclo de aproximadamente sete anos, há um aumento de casos em locais além da região da Amazônia. Não há um tratamento específico para a doença. Por isso, a medida mais eficaz é a vacinação, oferecida pela rede pública de saúde.
O Recife recebe, da Secretaria Estadual de Saúde (SES), 2 mil doses do produto a cada mês. Até a terça-feira (16), 75% do estoque mensal já havia sido aplicado nos postos de saúde da cidade. Para receber a vacina, é preciso apresentar um comprovante de viagem (como o recibo de compra de passagem ou o documento de reserva do hotel) a áreas de risco de transmissão da doença.
“A procura pela vacina tem aumentado bastante, especialmente depois das ocorrências da doença em municípios de São Paulo e do Rio de Janeiro (Estados que farão campanha, assim como a Bahia). O Recife tem muitos voos para essas capitais e, por isso, as pessoas têm procurado os postos para a vacinação”, informa a coordenadora do Programa de Imunização do Recife, Elizabeth Azoubel.
A imunização é essencial para quem mora ou viaja a áreas endêmicas dentro do País, como a Estados que têm municípios com recomendação de vacinação. São eles: Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Bahia, Maranhão, Piauí, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Onde se vacinar no Recife (postos de saúde):
Área central
– Policlínica Waldemar de Oliveira, em Santo Amaro
Zona Norte
– Policlínica Amaury Coutinho, em Campina do Barreto
– Unidade de Saúde da Família Professor Monteiro Moraes, em Beberibe
– Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam), na Encruzilhada
– Policlínica Albert Sabin, na Tamarineira
– Policlínica Clementino Fraga, em Vasco da Gama
Zona Oeste
– Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena
– Policlínica Agamenon Magalhães, em Afogados
– Hospital Geral de Areias, na Estância
Zona Sul
– Centro de Saúde Dom Miguel de Lima Valverde, em Boa Viagem
– Centro de Saúde Vereador Romildo José Ferreira Gomes, na Imbiribeira
– Unidade de Saúde da Família João Rodrigues, no Pina
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário.