O Governo Municipal de Iguaracy, através da Diretoria da
Mulher, esteve realizando nesta última segunda-feira, dia 26 de agosto de 2019,
a III Conferência Municipal de Políticas para Mulheres com o tema: POLÍTICAS
PARA AS MULHERES, UMA QUESTÃO DE DIREITOS HUMANOS. Cerca de 90 pessoas passaram
pelo auditório da Câmara Municipal de Vereadores durante o encontro.
Inicialmente, a mesa foi composta pelo secretário de
Administração Marcos Melo (representando o prefeito Zeinha Torres), o
presidente da Câmara o Sr. Manoel Olímpio, o vereador Fabio Torres, as
secretárias Juliany Rabelo (Assistência), Rita de Cássia (Educação), Joaudeni
Cavalcante (Saúde), a diretora da Mulher Shirley Walquíria, a conselheira e
representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a sra. Raniely, a
conselheira e presidente do CONDESI sra. Angela Moura, os agentes da Policia
Civil, Daniel Ribeiro e Josaete Queiroz, e a Marilia Correia.
A diretora da Mulher, Shirley Walquíria, abriu a conferência
e disse que o Conselho da Mulher em Iguaracy está trabalhando para identificar
e afrontar as limitações e obstáculos, promovendo e incrementando ainda mais o
avanço e o empoderamento das mulheres no município através das políticas
públicas.
Shirley disse estar determinada a intensificar os esforços e
ações para cumprir o plano de trabalho, buscando combater todas as formas de
violência, assegurando a igualdade de acesso à educação, saúde e educação e
contribuir com o empoderamento das mulheres na políticas públicas. Shirley
finalizou dizendo que tudo que está sendo trabalhado só está sendo possível
graças ao prefeito Zeinha Torres que não tem medido esforços para que todas as
políticas sejam de fatos implementadas.
A conferência contou com a participação da Patrulha Maria da
Penha através da cabo Anita e sargento Messias. Da Policia Civil, através dos
agentes Daniel Ribeiro e Josaete Queiroz e do Coordenador Regional do IPA, Deva
Pessoa.
A Palestra Magna foi realizada por Marília Correia, que é
representante da Secretaria da Mulher do Estado e coordenadora Regional da
Mulher.
A apresentação
cultural ficou por conta do Grupo de Samba de Coco do Quilombo dos Felipes
Estiveram contribuído com o evento como cerimonialista:
Jhenifer Virgínio, como relatoras: Socorro Araújo e Maria das Dores Siqueira.
Estiveram colaborando como facilitadoras dos grupos: Rosângela Queiroz, Andrea
Torres, Kátia Queiroz, Adriana Macena, Thamires Rafaela, Daniela Dark, Laíze
Barbosa,Tatiana Carvalho e Roberta Torres.
Várias representatividades estiveram participando evento, a
exemplo da Associação de Mulheres, Associações Rurais, conselheiros/as
municipais da Assistência Social, conselheiras dos Direitos da Mulher, Conselho
do Idoso, equipes do CRAS, Assistência Social, CREAS, Criança Feliz, Conselho
Tutelar, Bolsa Família, Educação, Nasf, Saúde da família e população em geral.
Após a palestra Magna, com o tema "Mulher e
Democracia" foram formados grupos com os participantes para debates e
elaboração das propostas realizadas em cima dos 5 eixos trabalhados:
Eixo 1:
FINANCIAMENTO DA POLÍTICA para mulheres e Autonomia econômica com igualdade no
mundo do trabalho, com inclusão social.
Eixo 2: Saúde das
mulheres, direitos sexuais e direitos reprodutivos.
Eixo 3:
Enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres.
Eixo 4:
Enfrentamento das desigualdades geracionais que atingem as mulheres, com
especial atenção às jovens e idosas.
Eixo 5:
Desenvolvimento sustentável no meio rural, com garantia de justiça ambiental,
soberania e segurança alimentar.
Após as discussões em grupo, as propostas foram colocadas em
votação. Ao todo saíram mais 75 propostas a nível municipal, estadual e
nacional.
Além da votação das propostas, foi realizado a eleição e
indicação das delegadas para representarem Iguaracy na etapa estadual com a
seguinte composição:
- Governamental: Shirley Walquiria A.G.Viana, (titular) e
Daniela D’ark Alves de Souza (suplente).
- Não governamental: Aldinete N. de Freitas (titular) e
Maria das Dores de V. Siqueira (suplente).
Fonte: www.blogtvwebsertao.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário.