22/03/2024

APRENDER VALOR 2024: PRAZO PARA ADESÃO DAS ESCOLAS VAI ATÉ 31 DE MARÇO


O programa do Banco Central, criado em 2020, alcança 5,6 milhões de estudantes matriculados em 23 mil escolas públicas. Acesse Aprender Valor e saiba mais sobre a iniciativa que leva educação financeira aos estudantes de ensino fundamental.

Ensinar desde pequeno a importância de lidar bem com o dinheiro auxilia na criação de adultos mais conscientes. As crianças da rede pública de educação podem aprender a criar um orçamento, poupar recursos e avaliar quando e como usar o crédito com o apoio do Aprender Valor. O programa do Banco Central (BC), criado em 2020, alcança 5,6 milhões de estudantes matriculados em 23 mil escolas – cerca de 23% das instituições públicas de ensino fundamental do país. As escolas interessadas podem se cadastrar no Aprender Valor até 31 de março para usufruir todos os recursos do programa ainda neste ano. Clique aqui e saiba como cadastrar a sua escola.

Em 54% dos municípios brasileiros, há pelo menos uma escola participando do Aprender Valor.

O programa oferece gratuitamente às escolas participantes:

•68 projetos escolares com aulas prontas para levar educação financeira para sala de aula;

•4 cursos on-line para formação de professores e gestores;

•2 testes por ano para avaliação do letramento financeiro dos estudantes.

"Por meio do Aprender Valor, o Banco Central ajuda professores, escolas e redes de ensino a levar educação financeira para estudantes do ensino fundamental de todo o país. As escolas públicas que fizerem sua adesão até 31 de março conseguirão aproveitar com tranquilidade, ainda em 2024, todos os recursos didáticos oferecidos gratuitamente pelo programa", explica Priscila Furtado, gerente do Aprender Valor.

Tripé PLA-POU-CRÉ

No Aprender Valor, educadores e estudantes são convidados a refletir sobre comportamentos financeiros organizados no tripé PLA-POU-CRÉ: PLAnejar o uso de recursos, POUpar ativamente e usar o CRÉdito de forma responsável. “O conteúdo é apresentado de forma transversal e integrada às disciplinas curriculares obrigatórias, como propõe a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), do Ministério da Educação (MEC)”, destaca Ana Márcia Fonseca, chefe da Divisão de Educação Financeira do BC.

Programa

O Aprender Valor é um programa do BC que leva educação financeira, de forma gratuita, a estudantes, professores e gestores do ensino fundamental da rede pública. Nessa iniciativa, o BC conta com o financiamento do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD) e a parceria do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

Os projetos escolares oferecidos pelo programa estão prontos para serem usados em sala de aula e integram a educação financeira às disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia e História. Neste ano, foram disponibilizados três novos projetos específicos para uso na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Inscreva-se no canal do Aprender Valor no Telegram e fique por dentro de tudo o que acontece no programa. Acesse Aprender Valor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Veja Também