O evento foi uma iniciativa
conjunta da Escola de Contas e o Sebrae-PE com o objetivo de conscientizar os
pequenos empreendedores sobre as oportunidades de negócios oferecidas pelas
compras governamentais.
Vieira apresentou dados que
mostram o potencial de expansão desse tipo de contratação, os benefícios do
microempreendedor nas contratações com a administração pública, e informações
sobre o Portal Nacional das Contratações Públicas.
De acordo com os dados do Banco
Mundial, apenas 25% das compras públicas são firmadas com pequenos
empreendedores. Isso se deve, em grande parte, à falta de conhecimento sobre os
editais disponibilizados e sobre os requisitos necessários para participar das
disputas
"Essa foi uma ação
educacional que iniciamos em formato piloto para esse público específico. A
contratação de pequenos empreendedores pelas administrações públicas é uma
política pública que precisa ser incentivada", ressaltou Adriana Dubeux,
gerente de Ações Educacionais para o Controle Social e Cidadania (GECS) da
Escola de Contas, também presente ao evento.
Ela citou que o TCE-PE publicou,
no último dia 23, uma resolução (250/2024) com orientações sobre a implantação
de políticas públicas de apoio às pequenas empresas, e ao desenvolvimento da
economia local.
Os municípios de Canhotinho e
Garanhuns são os próximos a receber a palestra, após as eleições, em data a ser
definida. As inscrições serão realizadas no site do Sebrae.
Fonte: tcepe.tc.br
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