Os relatos de insatisfação da população no interior do
estado, especialmente no Sertão contra as operadoras de telefonia celular
chegaram a níveis insuportáveis. Nos últimos dias, a maior operadora em número
de linhas no interior, a TIM, está prestando um serviço ainda pior. São
ligações não concluídas, problemas com linha cruzada, telefones ligados com
mensagem de “ocupado ou temporariamente desligado”, dentre outras queixas.
Recentemente, a operadora Claro também passou a fazer parte
do hall de operadoras questionadas. Várias comunidades estão incomunicáveis por
problemas nas torres de transmissão da empresa.
O problema é facilmente explicado : no país, o número de
celulares habilitados já ultrapassou a média de um aparelho por pessoa.
Pernambuco também vive essa estatística. No interior, celular virou item
essencial. E os investimentos para ampliação da qualidade do sinal
principalmente por aqui são desproporcionais em relação ao crescimento do
número de aparelhos. Com uma rede deficitária, os problemas de comunicação
aumentam.
Procon Pernambuco também tem serviço de avaliação das
operadoras. Anatel é outra opção.
Duas informações que chegaram ao blog e Rádio Pajeú nestes
últimos dias indicam, entretanto, que a população reclama pouco da qualidade
dos serviços de telefonia celular. “Quando vamos para a Anatel, que fiscaliza as operadoras, ela afirma que são
poucas as reclamações contra as empresas”, afirma o Diretor Estadual do Procon,
José Rangel. Mais recentemente, o promotor Lúcio Luiz de Almeida Neto reforçou
a informação.
Para que haja a abertura de um registro contra uma empresa
como a Oi, Tim ou Claro, é necessário ligar Anatel (Agência Nacional de
Telecomunicações), através do 0800 33 2001, pelo site ou pessoalmente nos
escritórios da Anatel. Após recebida as
reclamações, tais são averiguadas pela agência, e caso seja detectado alguma
descumprimento da prestadora, a Anatel tem o poder de obriga-la a cumprir mediantes suas obrigações, e se for
o caso, multa-la.
Outro caminho é ligar para o Procon Pernambuco ou acessar o
site da empresa . Com base nisso, dia 26 de junho, quarta-feira, foi a data
escolhida para que, em massa, a população possa reclamar da qualidade das
operadoras. A expectativa é de que o volume de queixas alerte a Anatel para a necessidade
de cobrar melhor atenção das empresas.
Apesar da iniciativa do blog, todos os veículos que tem denunciado a má
qualidade do serviço podem colaborar. Compartilhe também no Facebook.
Fonte: Site do Nill
Júnior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário.