De acordo com Patriota foram instalados em muitas, senão em
todas as rodovias brasileiras, equipamentos chamados de fiscalização
eletrônica, muitos dos quais, apenas caixas pretas, sem qualquer dispositivo de
sinalização eletrônica, ferindo frontalmente o CTB – Código de Trânsito
Brasileiro e as Resoluções do CONTRAN – Conselho Nacional de Trânsito que
disciplinam essa matéria de fiscalização eletrônica, com a existência de
exposição de sinais claros aos usuários das faixas que expõem tais
fiscalizações.
O deputado citou como exemplo as caixas pretas que foram
instaladas nas rodovias BRs 407 e 428, no município de Petrolina – PE, com
velocidade de 40 km/h, que não apresentam qualquer sinal eletrônico, de acordo
com o que determina a legislação que disciplina essa matéria.
No requerimento, Gonzaga Patriota fez alguns
questionamentos, tais como: quais os critérios para instalação de sinalização
eletrônica em rodovias brasileiras? Quantos equipamentos de sinalização eletrônica
foram instalados em rodovias brasileiras? Esses equipamentos eletrônicos
preenchem todas as exigências e requisitos para tal? Quais? Qual ou quais as
empresas contratadas para esse serviço de fiscalização eletrônica e, os
critérios da seleção? Qual ou quais as campanhas de educação de trânsito que
foram feitas pelo Ministério dos Transportes, antes de instalar esses
equipamentos eletrônicos? E, por fim, qual o destino dos recursos da
arrecadação dessas multas decorrentes da sinalização eletrônica nas rodovias
federais?
Fonte:
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
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