A Compesa inaugura hoje (23), o Laboratório Central de Controle de Qualidade de Efluentes de Esgoto, localizado na Estação de Tratamento de Esgoto de Peixinhos, no bairro do mesmo nome, em Olinda. O evento conta com as presenças do secretário de Infra Estrutura, João Bosco de Almeida e os presidentes da Compesa, Roberto Tavares e da Foz, Pedro Leão, que é o parceiro privado da companhia no maior projeto de esgotamento sanitário do Brasil, que é o Programa Cidade Saneada. Além do laboratório, a Compesa apresentará uma unidade móvel para coleta de amostras dos efluentes;
Inicialmente, o laboratório irá coletar e analisar a qualidade das amostras dos esgotos tratados nas cidades que já possuem rede operada pela Compesa. Futuramente, a unidade vai atender as demais cidades que receberão sistema de esgoto através do Cidade Saneada. O laboratório tem capacidade para realizar cerca de 500 análises por dia e está equipado para verificar todos os parâmetros exigidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e pela Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (CPRH).O projeto recebeu investimento de R$ 1 milhão.
O Programa Cidade Saneada vai implantar e ampliar os serviços de esgotamento sanitário em 14 municípios da RMR e a cidade de Goiana, na Mata Norte.Com investimentos previstos de R$ 4,5 bilhões, recursos públicos e privados, o projeto irá beneficiar 3,7 milhões de pessoas nessas cidades.
Fonte: http://www.pe.gov.br/b/7217
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário.