29/01/2014

SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA AÇÃO PARA LEMBRAR DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA HANSENÍASE

A população pernambucana terá atendimento gratuito nesta quinta-feira (30/01), no Pátio do Carmo, Centro do Recife, das 8 às 16h, em comemoração ao Dia Mundial de Luta contra Hanseníase. Mais uma edição do Consultório na Praça será realizada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), em parceria com a Secretaria de Saúde do Recife, Sociedade Brasileira de Dermatologia de Pernambuco e Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan).

Deve procurar o atendimento quem identificar na pele manchas esbranquiçadas ou avermelhadas e até caroços, com alterações de sensibilidade a dor, frio, calor e tato. Dormência ou formigamento nas mãos ou nos pés, ausência ou diminuição de suor na área atingida e perda de pelos no local também estão entre os sinais. A campanha conta com consultórios estruturados para o atendimento à população.

O paciente que for diagnosticado com a enfermidade será encaminhado para a unidade de saúde mais próxima à sua residência, já que os casos de rotina de hanseníase são tratados na rede municipal. A partir daí, a doença é notificada e o tratamento iniciado. Apenas os casos mais graves e com complicações deverão ser atendidos em unidades de referência. O Hospital Otávio de Freitas (HOF), no bairro de Tejipió, Zona Oeste do Recife e o Hospital Geral da Mirueira, em Paulista, são referência secundárias estaduais no atendimento aos pacientes de hanseníase em Pernambuco e o Imip referência terciária.

O tratamento é gratuito e fornecido pelo Ministério da Saúde. “Este é um importante momento de visibilidade do problema e sensibilização da população geral sobre a doença. Tais números expressam a necessidade de se programar estratégias e ações para o controle da hanseníase no Brasil e em Pernambuco. Os principais obstáculos para a erradicação da hanseníase no país são o preconceito, a dificuldade de acesso a postos de saúde de pessoas que vivem em comunidades mais carentes e a falta de preparo de profissionais de saúde para lidar com a doença”, pontua a coordenadora do Programa de Controle da Hanseníase da SES, Raíssa Alencar.

A doença - A hanseníase, doença infecciosa e contagiosa conhecida no passado como lepra, é causada por um bacilo denominado Mycobacterium Leprae. Pode ser transmitida por meio de gotículas lançadas no ar pela fala, tosse ou espirro. Os sintomas podem levar de dois a cinco anos para se manifestar. Se não tratada precocemente, a doença pode causar incapacidades ou deformidades no corpo. Caso apresente um desses sinais e sintomas, o individuo deve procurar a unidade de saúde mais próxima da sua residência.

Números - A hanseníase é uma doença que atinge cerca de 33 mil pessoas por ano no Brasil, apesar de curável e com tratamento disponível em todo País. Em 2013, foram diagnosticados 29 mil casos novos de hanseníase, sendo 1.936 em menores de 15 anos de idade. No mesmo ano, em Pernambuco, se diagnosticou 2.320 casos, sendo 259 em menores de 15 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Veja Também